Rolim de Moura,

Saúde Indígena questiona estado de Rondônia sobre 'sumiço' de 8 mil doses da vacina contra Covid-19
Estado de RO diz que a vacinação de toda a população indígena está assegurada.

Por G1 RO
Publicado 25/01/2021
A A

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Rondônia encaminhou um ofício, no último fim de semana, questionando o governo de Rondônia sobre o 'sumiço' de mais de 8 mil doses da vacina contra a Covid-19 que deveriam ser destinadas aos povos.

Segundo alega o DSEI, o estado teria recebido 11.120 doses de vacinas destinadas à população indígena, porém a Secretaria de Estado da Saúde e Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) teriam entregado apenas 2.315 doses ao distrito de saúde indígena.

Em um ofício enviado ao estado de Rondônia, o coordenador substituto do DSEI, Gerriadriano Carvalho da Cruz, pede para que a Sesau e Agevisa entreguem as doses faltantes e assim a população indígena seja imunizada.

"Esclarece-se que, em caso de descumprimento do Plano Nacional de Imunização, das imposições do Poder Público e afronta à legislação vigente, esta Secretaria Indígena irá informar a ocorrência ao Supremo Tribunal Federal (STF), órgãos de Segurança Pública e Ministério Público Federal (MPF). Por fim, requer, IMEDIATAMENTE, a plena disponibilização das doses pertencentes ao Distrito Sanitário Especial Indígena de Porto Velho", pede o ofício.

As primeiras doses da vacina, a CoronaVac, chegaram ao estado no último dia 19 de janeiro (foram 49 mil doses entregues). Já no domingo (24), segundo o Ministério da Saúde, o estado recebeu mais 13 mil doses de imunizantes, desta vez da vacina Oxford/AstraZeneca.

Repercussão entre entidades
A Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé diz que foi surpreendida com a informação do não repasse das doses da vacina à população indígena.

Em entrevista para a Rede Amazônica, Ivaneide Bandeira (presidente da ONG) falou sobre o caso.

"Não há explicação sobre o motivo de todas as doses não serem repassadas. Há um aumento da Covid nas terras indígenas, como na T.I Rio Branco, inclusive com mortes. E a gente tem um estado em colapso. O que vai acontecer com os indígenas se o seu direito de ser vacinado foi retirado pelo estado? O que a gente espera é o que o Ministério Público investigue e essa situação tem que ser denunciada. A gente espera uma explicação porque tem indígena morrendo", diz Ivaneide, conhecida como Neidinha.

O que diz o estado?
Em nota, a Agevisa afirmou que a vacinação de toda a população indígena de Rondônia está assegurada com o fornecimento das doses completas de imunização contra o coronavírus.

"Em Rondônia, o número de indígenas amparados pelo informe técnico do Ministério da Saúde (MS) é de 7.784, sendo que o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) de Porto Velho tem uma população de 5.019 e o Dsei de Vilhena tem 1.893 indígenas."

O estado de Rondônia ainda reitera o estado de Rondônia disponibilizará, no primeiro momento, 7.865 doses para atender a primeira etapa de imunização; e, "no prazo de 28 dias, o estado fornecerá mais 7.865 referentes à segunda dose, totalizando as 15.730 unidades", pois o número de indígenas a serem imunizados seria maior do que o apontado pelo DSEI no ofício.

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1 RO