Rolim de Moura,

Mensagem de massacre no Colégio e Curso Sapiens causa tensão entre alunos e professores
O aviso, cuja autoria ainda é desconhecida, prometia um verdadeiro massacre no educandário.

Publicado 23/05/2019
A A
Fotos: Rondoniadinamica

Mensagem cravada em determinada carteira em uma das salas do Colégio e Curso Sapiens, antigo Objetivo de Porto Velho, unidade Jardim das Mangueiras, causou tensão entre alunos e professores da instituição.

O aviso, cuja autoria ainda é desconhecida, prometia um verdadeiro massacre no educandário. A situação foi revelada por um aluno da escola que, assustado, resolveu postar imagem nas redes sociais escancarado a situação e expandindo o pandemônio a pais e mães.

De acordo com informações obtidas pelo jornal eletrônico Rondônia Dinâmica, tanto a Polícia Civil (PC/RO) quanto a Militar (PM/RO) já estão nas dependências do Sapiens investigando os fatos e protegendo o perímetro.

“Está tudo sob controle. Está tendo aula normal. A Polícia Civil está aqui, e a Polícia Militar também. Os agentes já estão verificando as câmeras de vigilância para descobrir quem fez isso”, disse uma funcionária à reportagem.

Ela informou ainda que, até o final da tarde desta quarta-feira (22), a empresa deve veicular uma nota oficial explicando o caso.

“Os alunos estão um pouco assustados, nervosos. Mas há aula normal. Os pais que querem buscar os filhos podem vir porque eles estão sendo liberados normalmente, sem problema algum”, pontuou a servidora.
A maioria dos alunos já foi embora.

"NÃO FOI MASSACRE"

Felipe Araújo, gerente de Marketing no Grupo Sapiens, ligou para a redação do Rondônia Dinâmicasolicitando a retirada da matéria porque, na visão dele, não houve menção à palavra "massacre" nos escritos registrados na carteira. Entretanto, o jornal obteve duas capturas de tela onde alunos da instituição repassaram a suposta imagem atribuída ao aviso criminoso.

Em ambas é possível ler claramente as expressões "massacre", "school shooting" e "Columbine", sendo que o último vocábulo faz referência direta ao famoso Massacre de Columbine ocorrido nos Estados Unidos da América em 1999.

 Os autores do crime, os alunos seniores Eric Harris e Dylan Klebold, mataram 12 alunos e um professor. Eles também feriram outras 21 pessoas, e mais outras três ficaram feridas enquanto tentavam fugir da escola. Depois de trocarem tiros com policiais respondentes, a dupla cometeu suicídio.

No segundo print, a pessoa reproduziu outras mensagens não visíveis nas capturas de tela abaixo, mas, de acordo com o distribuidor, significam:

"Esse tormento começa comigo e acaba comigo", "o fim de vocês está próximo" e "isso é por tudo que vocês me fizeram nos últimos sete anos". As frases são confirmadas através da imagem postada originalmente  nas redes sociais e encaminhada à redação por fonte vinculada à Polícia Civil.


Felipe Araújo ameaçou procurar a Justiça para que a fonte que confirmou a questão inicialmente ao Rondônia Dinâmica seja revelada via Judiciário. Ele foi informado de que este site de notícias não abre mão de suas prorrogativas constitucionais. 

Nota Oficial do Grupo Sapiens

O Colégio e Curso Sapiens vem a público tranquilizar os pais  e alunos da instituição sobre a situação alarmada nos grupos de mensagens instantâneas na noite desta terça-feira (21).

A escola recebeu informações e imediatamente tratou de apurar a origem e procedência, ao mesmo tempo em que reforçou a segurança no local. 

A partir da escrita na carteira escolar, a escola tomou as medidas administrativas cabíveis e preventivas para receber pais e alunos na escola.

Agora, com os nervos acalmados e a situação encaminhada às autoridades competentes, a escola informa às famílias que o ambiente é seguro, sempre monitorado 24h.

A investigação seguirá até que o caso seja solucionado e identificado os motivos que levaram o estudante a escrever tal mensagem na carteira para o acompanhamento e medidas adequadas.

Pedimos aos pais que, nestes tempos tão conturbados que estamos vivendo, antes de divulgar qualquer informação que possam gerar transtornos de toda ordem para todas as famílias, que a veracidade dos fatos seja checada com o corpo pedagógico da instituição, até mesmo para que tomem conhecimento acerca das medidas que estão sendo tomadas em cada caso.

A divulgação de qualquer mensagem através das redes sociais, antes de qualquer apuração devida com os agentes educacionais, gera pânico e transtorno em alunos e pais.

A Direção informa que abomina qualquer comportamento violento e preza pela segurança da comunidade escolar.
 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fotos: Rondoniadinamica
Fotos: Rondoniadinamica