Rolim de Moura,

2º Festa do Café será no final de agosto em Cacoal
A festa marca o crescimento da cafeicultura, com parcerias nacionais e fortalecimento do setor com a criação da Caferon, entre outras conquistas

Publicado 04/06/2019
A A

A 2º Edição da Festa do Café será nos dias 30 e 31 de agosto, no espaço Beira Rio Cultural. A prefeita Glaucione Rodrigues realizou reunião com parceiros e secretarias que estão organizando a grande festa, que vai reunir outros 15 municípios, da Indicação Geográfica do Café. A reunião contou com a presença do deputado Cirone Deiró, de representantes da Emater, Josué Barbosa , do Secretário de Indústria, Comércio e Turismo (Semict), Elias Nunes, da presidente da Fundação Cultural de Cacoal (Funccal), Penha Simão, do secretário de Agricultura, Sidcley Sotelle, do Presidente da Caferon, Cafeicultores Associados da Região Matas de Rondônia, Juan Travain) e o presidente da Associação Comercial de Cacoal (ACIC), Ezequias Braz da Silva Neto, conhecido popularmente como ‘Tuta Café’ e e parceiros do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), que trabalham com pesquisa sobre café e em breve vão instalar um laboratório para aprofundar as pesquisar sobre o grão.

Atrações e surpresas

Este ano haverá stands temáticos, degustação de café, concurso da rainha do Café que vai envolver concorrentes de todos os 15 municípios da Indicação Geográfica, que inclui além de Cacoal, Rolim de Moura, Espigão d’Oeste, Ministro Andreazza, Alta Floresta, Alto Alegre dos Parecis, São Miguel Do Guaporé, Alvorada d’Oeste, Santa Luzia d’Oeste, Novo Horizonte d’Oeste, Seringueiras, Primavera de Rondônia, São Felipe d’Oeste e Castanheiras.

Os stands temáticos vão valorizar a cultura do café e apresentar um pouco da história desta cultura, que rendeu a Cacoal o título de ‘Capital do Café’, e haverá várias atrações surpresa.  A prefeita lembrou que o café é a segunda economia do município e o setor responde por grande parte do crescimento da economia. “Somos um município agrícola e a cultura do café corresponde a 32% da nossa economia, perdendo apenas para a pecuária”, destacou.

A força da Cafeicultura

A cultura do café tem crescido fortemente em Cacoal, também com a parceria da empresa 3 Corações, que realiza o concurso Tribos com o intuito de valorizar o café dos suruís e comercializar o grão produzido pelos povos indígenas de Rondônia. Outro avanço foi a criação da Caferon, Cafeicultores Associados da Região das Matas de Rondônia, com apoio da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). A associação deve fortalecer a Cafeicultura em 15 municípios que fazem parte da Indicação Geográfica do café em Rondônia (IG).  Além disso, a estimativa de colheita deve chegar a duas mil sacas, e em 2018 a produção chegou a 1,9 milhão de sacas. Além do tradicional café Conilon, já premiado internacionalmente pelo prêmio Coffee Of The Year Brasil 2018, Cacoal e os municípios que produzem café se destacam pela produção do café Robusta de alta qualidade. 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Assessoria de Imprensa