Rolim de Moura,

Após denúncias de suposta contaminação, PF e MPF coletam água para análise em hospital de Vilhena
Material recolhido será enviado para análises químicas em Cuiabá

Publicado 12/06/2019
A A

Dois procuradores da República, acompanhados por agentes da Polícia Federal, estiveram no Hospital Regional de Vilhena, na tarde desta terça-feira, 11. O FOLHA DO SUL ON LINE também esteve na unidade, acompanhando o trabalho das autoridades, que investigam denúncias de contaminação da água que abastece o HR.

De acordo com a procuradora Samara Dalloul, que coordena o trabalho junto com o colega, a ação foi rápida em virtude dos riscos que uma eventual contaminação da água pode trazer para pacientes que já estão debilitados.

Funcionários do SAAE, autarquia que cuida justamente da distribuição de água em Vilhena, foram convocados e coletaram o produto, tanto na caixa de armazenamento, quando no poço artesiano que abastece o hospital. O material será encaminhado para análise em Cuiabá (MT). Os testes irão confirmar ou desmentir as denúncias.

ACUSAÇÕES
Embora o MPF e a PF não tenham dado detalhes das denúncias recebidas, o FOLHA DO SUL ON LINE conversou com um amigo de quem acionou as duas instituições. Segundo o entrevistado, que pediu para não ser identificado, a fossa que recebe os dejetos do Regional estaria contaminando o poço perfurado no local. Também teria sido denunciada uma suposta ligação clandestina de água para o laboratório.

REAÇÕES
Uma servidora do HR disse estar tranqüila em relação à investigação, acrescentando que existe um filtro no laboratório e nos bebedouros colocados à disposição de pacientes e visitantes. Outro lembrou que, meses atrás, a mesma água foi analisado, e os exames não indicaram contaminação.

Fonte: Folha do Sul