Rolim de Moura,

Estoques privados de café sobem 31% em 2019 e superam 12 milhões de sacas

Por conab
Publicado 16/06/2019
A A
Divulgação

A produção recorde de café registrada em 2018 teve impacto nos estoques privados do produto para este ano. Segundo pesquisa realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgada nesta quinta-feira (13), a quantidade armazenada do grão até o dia 31 de março chegou a 12,8 milhões de sacas, um aumento de 31,2% quando comparado com o volume registrado na pesquisa anterior, que foi de 9,8 milhões de sacas.

A variedade arábica corresponde a 92% do total apurado, com cerca de 11,8 milhões de sacas do produto. Já o tipo conilon representa 8% do volume armazenado levantado, chegando a aproximadamente 1 milhão de sacas.

Líder na produção nacional com os três maiores estados produtores do país, a Região Sudeste abarca 94,77% dos estoques de café. Só em Minas Gerais, por exemplo, há registros de armazenamento de 9,2 milhões de sacas do arábica e 13,7 mil de conilon, um aumento de 24,2% nos estoques. O Espírito Santo também seguiu o comportamento de alta, passando de 542,2 mil sacas do café conilon para 769,9 mil, uma elevação de 42%. Já em São Paulo, o acréscimo chegou a 44,1% com a marca de 1,9 milhão de sacas estocadas, entre arábica e conilon.

As informações foram obtidas por meio do Sistema de Pesquisa de Estoques Privados (Sipesp) e são utilizadas como subsídios para a elaboração das políticas agrícolas e de abastecimento relativos à cultura.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: conab