Rolim de Moura,

PIMENTA BUENO AGORA CONTA COM SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL MUNICIPAL
O objetivo do Sisdam é dar maior celeridade e economia nas ações de licenciamento ambiental

Publicado 04/07/2019
A A
Foto: Giliane Perin - Secom

Na manhã de quarta-feira (3), servidores da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Pimenta Bueno, receberam um treinamento totalmente voltado para a implantação do Sistema de Desenvolvimento Ambiental Municipal (Sisdam).

Criado por técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), o sistema tem como objetivo dar maior autonomia, celeridade e economia nas ações de licenciamentos ambientais de competência dos Municípios.

“O Município quando não está descentralizado, seus representantes precisam procurar o escritório regional da Sedam, protocolar a documentação e encaminhar para Porto Velho, que determina a vistoria. Após a realização da vistoria, o processo volta para Porto Velho e aí sim, a licença é emitida”, explica Márcia Alves, assessora de descentralização da Sedam.

Quando o município está descentralizado como é o caso de Pimenta Bueno e outras 20 cidades rondonienses, o licenciamento é feito dentro do próprio município. “Isso cria autonomia, pois agora os municípios não precisam buscar a Sedam para proceder com os licenciamento ambientais de baixo e até mesmo de médio impacto”, detalha Márcia Alves.

Em Pimenta Bueno, o treinamento realizado nesta quarta-feira reuniu diversos servidores da Semagri, entre eles engenheiros florestais, ambientais e agrônomos. A secretária Márcia Figueiredo Soares, titular da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Pimenta Bueno também fez questão de participar do treinamento. “Este é um grande avanço para todos. Os contribuintes, por exemplo, vão poder ter acesso direto pelo sistema online, onde vão poder formalizar o processo deles e acompanhar a expedição das licenças. E para o município também é um grande ganho, em termos de profissionais e agilidade nos processos. Agora os nossos técnicos vão estar emitindo os pareceres, as notificações, de forma mais dinâmica. Vai haver celeridade na análise dos processos”, destacou a secretária.

Nesta quinta-feira (04) será a vez de Cacoal receber o treinamento para a implantação do Sistema de Desenvolvimento Ambiental Municipal. Durante toda a manhã, técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Ambiental vão conhecer todas as etapas do Sisdam.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Agro Rondonia