Rolim de Moura,
23°C

Rondônia
Museu da Memória Rondoniense expõe fotos da tradicional Festa do Divino que acontece há 125 anos no Vale do Guaporé

Por Anayr Celina
Publicado 14/08/2019
Atualizado 14/08/2019
A A

São mais de 125 anos de raízes ancestrais, cultura e fé. A tradicional Festa do Divino Espirito Santo acontece todos os anos na região do Vale do Guaporé e reúne as comunidades ribeirinha, quilombola, indígena, boliviana e demais moradores da região, para uma celebração de fé e devoção ao Espirito Santo, com 40 dias de peregrinação, e cinco de festejo. A Festa do Divino é uma das únicas festas religiosas do país que acontece em meio às águas.

Nesta quarta-feira (14), o Museu Palácio da Memória Rondoniense apresenta a exposição de fotos da tradicional Festa do Divino para que toda a comunidade possa contemplar e apreciar as fotografias. Segundo a diretora do museu, Ednair Rodrigues, mais de 100 fotos inéditas, e antigas, com mais de 50 anos serão expostas ao público.

“A Festa do Divino é histórica. Teve início na cultura portuguesa e se perpetua até os dias atuais. A celebração passa por 40 comunidades, e é por meio desses registros, das várias celebrações, que mostramos a história e a importância dela para nossa região”, destacou Ednair Rodrigues.

A sensibilidade dos fotógrafos Luiz Brito e Marcela Bonfim, com a cultura regional e Amazônica, ficou visível nas obras que serão expostas. “Desde 1985 eu venho fotografando essa grande festa. O público vai poder contemplar fotos nunca antes vistas, de personagens que não estão mais aqui entre nós, mas que estão vivos em nossas memórias e registros. É uma homenagem a eles”, afirmou o fotógrafo Luiz Brito.

Maria de Nazaré já assistiu o espetáculo nas águas de perto, e hoje ajuda na organização da exposição

A Festa do Divino está viva também nas memórias de dona Maria de Nazaré. A bibliotecária faz questão de ajudar na organização da exposição, e se emociona ao relembrar os momentos marcantes da celebração. “De todas as lembranças, a mais marcante é a chegada da coroa do divino, com várias pessoas segurando velas dentro do rio. É a coisa mais linda! Sem contar o canto das crianças ribeirinhas. É uma festa de união entre as comunidades. Por onde passamos somos recebidos com alegria e muita fartura de comida”, relembrou a servidora.

A exposição é aberta a todos os púbicos, inicia no dia (14) e vai até o mês de novembro. Ela conta com o apoio da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), da Fundação Cultura do Estado de Rondônia (Funcer) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O Museu da Memória Rondoniense está localizado na Avenida Don Pedro II, 608, bairro Caiari. O horário de funcionamento é das 9h às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia

Festa do Divino   FOTOS   Museu   Exposição   Vale do Guaporé  

Mais em Rondônia

Notificações

Se você gostou do nosso conteúdo, podemos lhe enviar notificações push sobre postagens selecionadas.