Rolim de Moura,

Castanheiras faz 27 anos de emancipação política; conheça um pouco da História através dos relatos dos Pioneiros
São pessoas como essas que traçaram os primeiros passos para que Castanheiras se tornasse município.

Publicado 16/08/2019
Atualizado 16/08/2019
A A
Fotos: Assessoria

O município de Castanheiras completou 27 anos de emancipação no dia 13 de fevereiro de 2019, o município foi criado pela Lei nº 366, de 13 de fevereiro de 1992, mas quem conta em detalhes essa história,  são os pioneiros que chegaram antes mesmo da emancipação do município, assim como o Senhor, Antônio Zildo da Silva, de 85 anos. São pessoas como essas que traçaram os primeiros passos para que Castanheiras se tornasse município.

O senhor Antônio nasceu no estado de Minas Gerais, chegou em Rondônia no ano de 1980, foram sete anos de idas e vinda com muito, cacaio nas costas, sofrimento, incertezas, pois as terras que almejavam não tinham nem nome na época, era apenas um projeto.

“A gente suou para adquirir isso daqui, teve muitos amigos que naquela época veio junto com o mesmo sonho. Da minha propriedade até a balsa era somente sitiante, de um lado e do outro, mas como chovia muito, o rio enchia o pessoal que morava aqui ficava com medo e não queriam ficar aqui, pois tinham medo de adoecer, pois não era muito fácil para sair, relata o senhor Antônio Zildo da Silva. 

Na época o Governador do Estado de Rondônia era Jorge Teixeira. O mineiro Antônio Zildo conta com orgulho sobre os “dois dedos de prosa” que teve com o Coronel; “Então o Jorge Teixeira esteve aqui e já perguntou se aqui estava para sair um patrimônio, eu respondi, sim, está, então ele me pediu para acompanha-lo para mostrar o local, então eu já sabia de tudo, fui com ele e mostrando onde tinha sido feito as doações de terras. O que tenho aqui é essa terra, nós vamos trabalhar nela com objetivo de adquirir alguma coisa. Castanheiras não tinha nada na época, essa cidade ai quem apresentou ela foi eu, porque o Governador Jorge Teixeira andava aqui nas linhas, vinha sempre de helicóptero, descia e procurava pelos moradores mais velhos, na época era eu, João Rico e Manoel Branco, então nos três éramos os representantes da cidade”, destaca Antônio Zildo da Silva, emocionado e com orgulho de fazer parte da história do município.  

Maria de Fatima da Silva, de 51 anos, é filha do senhor Antônio Zildo, quando chegou nas terras que vive hoje, tinha apenas 13 anos de idade, ela acompanhou de perto a luta do seu pai e conta um pouco dessa trajetória, “eu não enfrentei cacaio com meu Pai, quando chegamos aqui já existia estrada, porque o pai não quis trazer nós para cá, mas meu pai enfrentou bastante dificuldade. Nos enfrentamos esse mato por aqui, que tinha muito bichos, a onça passava encostado no rancho esturrando, eu tinha muito medo e dizia; pai vamos embora daqui, aqui não é lugar de gente não, nós não éramos acostumados no mato, mas sobrevivemos e hoje estamos aqui felizes”. 

O próspero vilarejo logo começou a tomar forma. A família paranaense do pioneiro João Altamiro Polla ou “João Rico” como é conhecido chegou no ano de 1976, pois ali já vivia aproximadamente 14 famílias, naquela época tudo era muito difícil, imagina então para estudar, o pioneiro relata sobre a dificuldade que enfrentaram. 

“Não tinha escola nenhuma naquela época, então realizamos uma reunião num domingo e construímos uma escola, os professores foram o Jaime, a Rose e a esposa do Cirilo Conde, foram as pessoas que se dedicaram e que tinham apenas a quarta série para poder instruir, eles chegaram ir realizar um curso no município de Cacoal por oito dias, praticamente sem condições para se manter, nos reunimos e arrumamos o dinheiro e enviamos eles para Cacoal e ai iniciamos a Escola Francisca Julia da Silva, então ela nasceu aqui dentro do meu terreno”, destaca o João Rico. 

Naquela época não havia estradas, somente picadas, pontes improvisadas, então praticamente era proibido ficar doente. Mesmo com tantas dificuldades, o povo não perdeu as esperanças e nem a fé. A primeira missa foi celebrada no ano de 1982 pelo Padre Silvino como descreve o João Rico, “ele chegou aqui por volta das 16h00 horas, numa quarta-feira de cinza e nos perguntou se podia realizar um missa e se haveria condições de reunir os vizinhos, então o meu filho mais velho e meu cunhado conseguiram reunir as quatorze famílias para a celebração”.

Mas as coisas foram evoluindo, mais famílias foram chegando, e chegou o momento de tornar realidade os sonhos dessas famílias: torrnar o vilarejo em cidade, para isso tinha que escolher um nome. O senhor João descreve como foi isso; “primeiro foi construído a cidade, tinha a igreja, realizamos uma reunião, o padre estava presente para o escolher o nome da cidade, surgiu então vários nomes, primeiro nome a ser colocado foi; União da Vitoria, dentro do estado de Rondônia já havia vários municípios com esse nome, então realizamos outra reunião para trocar de nome e tinha algumas opções, Castanheiras e Três Coqueiros. Mas como havia uma Castanheira enorme e linda ali no alto de um morro, eu disse  vamos colocar Castanheiras, porque tem um símbolo muito bonito ali e nós estamos vendo-a de longe, vamos batizar como Castanheiras”.     

De acordo com o pioneiro Odair Dias de Souza Porongo, de 60 anos, no dia 13 de fevereiro de 1992, através da Lei nº 366, assinada pelo governador na época, Oswaldo Piana Filho, Castanheiras se tornou município, mas com área desmembrada do Município de Rolim de Moura. 

Porongo chegou em Castanheiras em 1988 e se tornou um forte pecuarista, e segundo ele a economia da cidade gira entorno da agricultura e pecuária. A agricultura, pecuária se tornou forte no município e isso contribuiu para melhoria, principalmente nas estradas. Hoje com apenas 27 anos como município, tem uma economia sólida, e tem até um distrito, Jardinópolis que fica a dez km da sede do município, ressalta com orgulho o pecuarista, Odair Dias de Souza Porongo.

O município de Castanheiras hoje com aproximadamente 5.000 habitantes  e com 3.575 eleitores, comemoram 27 anos de emancipação, para nós é motivo de prazer, orgulho  poder contar um pouco dessa história através desse bravos pioneiros, que com muita garra, determinação desbravaram essas terras, hoje está esse município pujante,  com crescimento seguro, com um elevado índice de qualidade de vida, parabéns aos nossos pioneiros aos nossos munícipes, parabéns Castanheiras pelos 27 anos de emancipação, parabeniza o Prefeito Alcides Zacarias Sobrinho.

 


 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: João Altamiro Polla ou “João Rico”/Assessoria
Fotos: Pioneiro Antônio Zildo da Silva/Assessoria
Maria de Fatima da Silva, filha do senhor Antônio Zildo/Assessoria
Fotos: Pioneiro Odair Dias de Souza Porongo/Assessoria
Fotos: Prefeito Alcides Zacarias Sobrinho/Assessoria

Fonte: Assessoria de Imprensa