Rolim de Moura,

ICMBio combate invasão no Parque de Pacaás Novos em Rondônia
A operação terminou ontem (21) e contou com o apoio da Polícia Militar de Rondônia e fiscais do ICMBio.

Publicado 22/08/2019
A A
Foto:Acervo/ICMBio

O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Homero Cerqueira, juntamente com o Diretor de Planejamento, Administração e Logística , Fernando Lorencini, estão no Parque Nacional de Pacaás Novos em Rondônia e acompanharam ontem (21) o resultado das ações de combate à invasão de terra dentro da unidade de conservação, que aconteceu de 17 a 20 deste mês. A operação terminou ontem (21) e Homero agradeceu o forte apoio da Polícia Militar de Rondônia, que ajudou com 28 policiais militares junto com três fiscais do ICMBio.

O ICMBio e a Polícia identificaram desmatamentos e queimadas por invasores. Na ação, apreenderam armas e munições, que foram entregues a Polícia Federal. Nenhum invasor foi autuado, mas a vigilância permanecerá, para evitar novos danos ambientais à área protegida.

O Parque Nacional de Pacaás Novos é uma unidade de conservação federal localizada na região central de Rondônia, local quase 100% sobreposto com a Terra Indígena Uru Eu Wau Wau. Desde 2015, sofre com invasões e ocupação de grandes áreas da unidade, realizando marcação de lotes, extração ilegal de madeiras e desmatamento.

A unidade foi criada em setembro de 1979, e abriga importante patrimônio cultural indígena. O nome do Parque tem origem aos seringueiros que encontravam muitas pacas na beira do igarapé. A mata do parque é praticamente virgem e protege espécies vegetais raras na Amazônia.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Assessoria de Imprensa