Rolim de Moura,
24°C

Rolim de Moura
Cadastro Positivo, entenda como melhorar o crédito na hora das compras em Rolim de Moura
O novo cadastro tem potencial para movimentar a economia do município.

Por Mário Jensen
Publicado 14/01/2020
Atualizado 14/01/2020
A A
Foto: Reprodução

Desde o dia primeiro de janeiro de 2020, o Cadastro Positivo passou a funcionar com o objetivo de beneficiar cerca de 137 milhões de brasileiros, quase 90% da população adulta do país. Desse total, 22,6 milhões de pessoas estão fora do mercado de crédito e poderão ter a chance novamente de  acessar empréstimos e financiamentos pela primeira vez com base no histórico de pagamento de contas comuns, como luz, gás e telefone. 

O cadastro é uma importante ferramenta de aprimoramento da avaliação de risco de crédito feita pelas instituições financeiras. Assim, será possível valorizar o cliente que, de maneira geral, paga as contas em dia, ainda que tenha se endividado em algum momento. 

De acordo com secretário-executivo da ACIRM, Heder Martins, ao contrário do Cadastro Negativo, o Cadastro Positivo considera dados relacionados ao adimplemento, ou seja, compromissos quitados no prazo, pagamentos realizados, obrigações em andamento e a capacidade de assumir novas obrigações financeiras demonstradas por consumidores e empresas. Por exemplo: se a pessoa estiver com uma parcela de financiamento em atraso, mas constar em seus históricos dívidas anteriores honradas, essas informações podem ser usadas pelo mercado para conduzir uma melhor análise de risco para concessão de novos créditos, explica. 

O Cadastro Positivo reunirá informações sobre os compromissos que consumidores e empresas assumiram e como têm sido pagos esses empréstimos, financiamentos e crediários. Fornecerá ainda, dados relacionados ao pagamento de contas de consumo (água, gás, luz e telefone), que também poderão ser utilizados como referência. 

O comércio, os bancos, as financeiras e os prestadores de serviços em geral poderão ter acesso a um score de crédito também baseado no Cadastro Positivo, o que consequentemente, permite considerar informações mais precisas no momento de definir condições comerciais e preços mais ajustados às necessidades e ao perfil de cada consumidor ou empresa.

 

Fotos: Rolim Notícias

Fonte: Rolim Notícias

Beneficio   Cadastro Positivo   Beneficiar Cerca   População Adulta   Cadastro   Positivo Passou   Positivo   Cadastro Negativo   Crédito  

Mais em Rolim de Moura

Notificações

Se você gostou do nosso conteúdo, podemos lhe enviar notificações push sobre postagens selecionadas.