Rolim de Moura,

SENAR, Prefeitura e Sindicato oferecem curso sobre Olericultura em Rolim de Moura
Um processo produtivo aparente simples, mas que exige boas práticas para se obter resultados satisfatórios.

Publicado 27/11/2019
A A
Fotos: Rolim Notícias

A olericultura é a área da horticultura que abrange a exploração de hortaliças e que engloba culturas folhosas, raízes, bulbos, tubérculos, frutos diversos e partes comestíveis de plantas. Usada de maneira cada vez mais extensiva, principalmente nos modelos de agricultura familiar e hortas domésticas, é um processo produtivo aparente simples, mas que exige boas práticas para se obter resultados satisfatórios. A Prefeitura de Rolim, através de Secretaria de Agricultura, firmou parceira com o Senar e com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e está oferecendo, do dia 25 ao dia 29, um  curso prático coordenado pelo agrônomo Diones Ramos, do Senar.
O curso está acontecendo no Centro de Reabilitação de Rolim, onde os internos já produzem diversos tipos de hortaliças e legumes, mas também é aberto a produtores rurais diversos. “Nós estamos mostrando, nesse curso, todos os processos processos. Começamos com a produção do substrato adequado, produção de mudas, transplante, abubação colheita e por fim ensinamos algumas noções de mercado e comercialização”, disse Diones, acrescentando que é possível produzir muito em pouco espaço, desde que se tenha boas práticas de manejo. “Eles vão poder produzir alimentos de qualidade para consumo próprio e eventual comercialização do excedente”, explicou Diones.
O agricultor Manoel Viana se entusiasmou com o aprendeu até agora. “A gente tem um conhecimento prático sobre hortas, mas agora estamos percebendo que existem muitos detalhes que fazem diferença. Só tenho que agradecer pelo empenho do pessoal do Senar, da Prefeitura e do Senar”, disse ele.

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias