Rolim de Moura,

Campanha de vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola é intensificada
O Dia D é voltado à vacinação de crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos de idade

Publicado 12/02/2020
Atualizado 12/02/2020
A A
Fotos: Frank Nery,

Rondônia recebeu no final do ano passado cerca de 100 mil doses de vacinas tríplice viral para combater o sarampo, caxumba e rubéola. A campanha nacional de vacinação iniciou na última segunda-feira (10) e segue até o dia 13 de março com foco em crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos de idade.

A expectativa, segundo a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), é manter a população protegida pelo terceiro ano consecutivo, um destaque em comparação a outros estados que apresentaram casos confirmados da doença.

Nós estamos cumprindo a meta estipulada pelo Ministério da Saúde em manter a cobertura de vacinação acima dos 95%. O sarampo, embora seja uma doença contagiosa, está sob controle em Rondônia. Não tivemos nenhuma confirmação de casos nos últimos três anos, enfatizou o coordenador estadual de imunização da Agevisa, Ivo Barbosa.

CONTÁGIO

Ele explica que o ar é o principal meio de contaminação do sarampo. Através de espirros, tosses ou pela fala, a pessoa infectada contamina outras pessoas, e a vacinação é a única forma de prevenção eficaz. Crianças e adultos de 1 a 29 anos de idade tomam duas doses da vacina, e de 30 a 49 anos tomam apenas uma dose.

A faixa etária que estamos vacinando agora, nesta etapa, de 5 a 19 anos, é uma das mais difíceis, pois se trata da população adolescente, e muitos não costumam se vacinar. Por isso, pedimos a todos os pais ou responsáveis que incentivem os filhos, e parentes nessa faixa etária, a procurarem as Unidades Básicas de Saúde neste sábado (15) ou até o encerramento da campanha”, alertou o coordenador.

DIA D

A mobilização nacional de vacinação (Dia D) inicia neste sábado dia (15) a partir das 8h. Segundo o coordenador, todas as Unidades Básicas de Saúde de Rondônia foram abastecidas com doses da vacina. As unidades de saúde abrem as portas a partir das 8h da manhã no sábado, com encerramento às 17h.

Para a vacinação basta apenas levar o cartão de vacina ou documento de identificação. Vale ressaltar ainda que a população pode atualizar o cartão de vacina no dia, se protegendo destas e de outras doenças”, avaliou o coordenador.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram