Rolim de Moura,

Safra recorde no estado deve superar 2 milhões de toneladas de grãos
Para esta safra estima-se um aumento de 89,2% na produção

Publicado 13/02/2020
Atualizado 14/02/2020
A A
Foto: Ascom Mapa

Os agricultores de Rondônia deverão ser responsáveis pela colheita de 2,2 milhões de toneladas de grãos na safra 2019/2020. O volume é recorde e cerca de 1% superior ao registrado na safra passada. Além do aumento de produção, a área também deve crescer em 3,3%, passando de 576,7 mil hectares para 596 mil hectares. É o que mostra o 5º levantamento da safra de grãos, divulgado nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O plantio de algodão tem impulsionado o bom resultado. Para esta safra estima-se um aumento de 89,2% na produção, quando devem ser colhidas 14 mil toneladas de algodão em pluma. A área plantada também acompanha esta elevação e deve ficar 88,5% maior que a registrada no período passado, chegando a 9,8 mil hectares.

O crescimento do cultivo do algodão já apresenta reflexo no desenvolvimento do estado, a partir da recente construção de duas algodoeiras no município de Vilhena/RO para o processamento da produção. Com isso, o caroço do grão deverá ser aproveitado na formulação de rações em fábricas já instaladas no município. A pluma, por sua vez, será comercializada para o mercado externo, escoada a partir de Porto Velho. O produto, inicialmente segue para Manaus e tem como destino final países como Turquia e Indonésia.

Além do algodão, a soja também apresentará um crescimento 2,7% na produção e deverá ser colhida mais de 1 milhão de toneladas da oleaginosa. Os detalhes sobre as demais culturas plantadas em Rondônia e em todo o país podem ser acessados aqui.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram