Rolim de Moura,

MAMÃO: Viroses voltam a preocupar mamocultores

Por Cepea
Publicado 23/07/2020
A A

Viroses, principalmente a meleira-do-mamoeiro, voltaram a preocupar mamocultores no Norte do Espírito Santo e no Sul da Bahia nos últimos meses. Agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea apontam que a região de Pinheiros (ES), onde predomina a produção de formosa, tem sido a mais afetada.

Ainda conforme produtores, esse cenário reflete os menores cuidados em algumas lavouras locais, visto que os baixos preços deste ano estão descapitalizando o setor, e os impactos do novo coronavírus no funcionamento dos órgãos de fiscalização fitossanitária, já que houve paralisação e/ou redução dessas atividades em algumas localidades.

Como a meleira é uma doença que não tem tratamento e que leva o mamoeiro à morte, podendo ser transmitida por meio de métodos mecânicos e/ou pelo vetor mosca-branca (Bemisia tabaci biótipo b), realizar inspeções frequentes nas lavouras, eliminando as plantas infectadas (prática do roguing), é a principal medida de controle, segundo a Embrapa.

Assim, como as visitas técnicas de fiscalização diminuíram, mamocultores devem se atentar e realizar vistorias em suas áreas, praticando corretamente os métodos de controle para eliminação total dos inóculos do vírus, para que o problema não se agrave e gere ainda mais prejuízos ao setor.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Cepea