Rolim de Moura,

Compras da agricultura familiar para alimentação escolar têm avanço nos últimos dois anos
Média nacional evoluiu de 37% em 2019 para 45% em 2022; legislação do PNAE estipula que no mínimo 30% dos recursos do programa sejam investidos em gêneros de agricultores familiares

Por Redação
Publicado 14/03/2024
A A

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) divulgou em seu portal na internet dados de aquisição de gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar, discriminados por todos os estados e municípios do País, para oferta no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O registro aponta para um avanço na média nacional, que subiu de 37% em 2019 para 45% em 2022.

Vale destacar que a legislação do programa estipula que os gestores educacionais locais usem, no mínimo, 30% dos recursos federais recebidos para comprar produtos de agricultores familiares. Essa medida respeita a diversidade cultural e as tradições alimentares de cada região, fornecendo uma alimentação fresca e de qualidade aos estudantes. Além disso, contribui para a preservação da biodiversidade e o desenvolvimento das comunidades rurais, por meio da geração de emprego e renda no campo.

Capacitação e transparência - Para a coordenadora-geral do PNAE, Karine Santos, a divulgação dos dados de compra da agricultura familiar representa um passo fundamental para o fortalecimento do programa. “Com essas informações em mãos, podemos adotar ações de diagnóstico, orientação e capacitação voltadas aos entes federados que tiveram alguma dificuldade em garantir o percentual mínimo de 30%”, explicou. Ela ressaltou também que a sociedade ganha mais uma ferramenta de transparência, ao permitir que todos possam acompanhar de perto o desempenho de seus municípios e estados na gestão da alimentação escolar.

Disponíveis aqui , os dados são extraídos do Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SigPC) – Contas Online do FNDE, alimentado pelos gestores públicos municipais e estaduais responsáveis pela execução local do PNAE. As informações são preliminares, pois dependem de aprovação de cada prestação de contas.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Agência Gov