Rolim de Moura,

Agricultura cresce 20% ao ano em Rondônia
O gerente comercial da Agro Flora que representa no estado, a GSI, empresa que implanta armazéns e equipamentos secadores de grãos,..

Por Redação
Publicado 26/11/2022
Atualizado 23/02/2023
A A

O gerente comercial da Agro Flora que representa no estado, a GSI, empresa que implanta armazéns e equipamentos secadores de grãos, Vladimir Tomás, em entrevista ao programa “Campo e Lavoura” na Rede TV! Frisou que na safra 2022/2023, Rondônia esta cultivando 477 mil hectares de lavoura de soja e 240 mil de milho. Segundo ele, este estado possui 200 unidades armazenadoras de grãos, cujos valores de implantação variam entre R$ 8 e 30 milhões de acordo com o tamanho e a produção da propriedade rural. O crescimento médio no cultivo de grãos no estado gira em torno de 20% e ainda existem muitas áreas produtivas com capacidade de para ser explorada sem que seja necessário derrubar nenhuma árvore.

Desenvolvimento sustentável
Para o secretário de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia, Marco Antônio Lagos, a participação do estado na COP27, foi muito importante, uma vez que abriu portas, assim como foi revelada a preocupação do Governo do estado com o desenvolvimento sustentável. Para o secretário, foi uma experiência notável de como se deve trabalhar para proteger o meio-ambiente com projetos integrados protegendo desde as pequenas nascentes as áreas mais acentuadas, envolvendo inclusive a produção de pescado paralelo com outras culturas.

Milho em alta
A China que mantêm suspensa aquisição de carne bovina no Brasil e Argentina, anunciou a compra de grandes quantidades de milho para alimentar a suinocultura daquele país. Como os Estados Unidos costumam manter um alto estoque de milho, os chineses estão buscando outros mercados, o que por via de consequência aumentará o preço do produto por aqui. Para o milho, na próxima safra as expectativas são positivas.

Em cima da hora
Essa informação interessa a todos os produtores rurais, grandes, médios e pequenos. As multinacionais produtoras de insumos e fertilizantes agrícolas trabalham com a possibilidade real de reduzir os valores da tonelada destes produtos para a próxima safra. Ufa! Até que enfim, uma noticia boa!

Se desdobrando
Com projetos importantes na área do grande, pequeno e médio agronegócio, entre eles, a Rondônia Rural Show, a equipe do Secretário de Agricultura e Pecuária (seagri), Luiz Paulo da Silva Batista, vem se desdobrando para dar conta do recado e começar 2023, com as atividades no rumo certo. Áreas, como café, piscicultura, cacau e agricultura familiar, entre outras são as prioridades do governador Marcos Rocha.

Essa vem de Brasília
Depois de convidar o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) para compor a equipe na área de infraestrutura que faz parte da comissão que organiza os estudos e prepara a posse do candidato eleito a Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a partir de primeiro de janeiro de 2023, chega a informação que outros “companheiros” de campanha rondonienses devem preencher cargos importantes no estado na futura administração. Superintendência Federal de Agricultura, IBAMA entre outros de menor constelação no brilho político.

Gangsterismo
O que a sociedade que trabalha e produz de maneira ordeira e civilizada, testemunho nas rodovias de Rondônia, por onde é escoada toda a produção gerada no campo, nas últimas semanas, foram bandos e quadrilha, verdadeiras corjas organizadas em grupos com objetivo de prejudicar terceiros, um verdadeiro conjunto de bandidos. Não há adjetivo para qualificar as atividades deste tipo de gente, a não ser de verdadeiros gangsteres.

Finalizando
O verde nas lavouras de soja, depois das chuvas, contrastando com a florada e o nascimento dos grãos, provoca um espetáculo de encher os olhos, principalmente de quem admira e belo e o progresso. Boa leitura e bom final de semana.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram