Rolim de Moura,

Vacinação de bezerras contra Brucelose Bovina é realizada no Campus Ariquemes

Por Redação
Publicado 21/03/2024
A A

A equipe do Departamento de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Diepe/IFRO), Campus Ariquemes, realizou a vacinação contra a brucelose bovina nas bezerras do rebanho no dia 26 de fevereiro.

A brucelose bovina é uma zoonose, doença que pode ser transmitida para os humanos e trazer graves riscos à saúde pública, além de causar grandes prejuízos à bovinocultura. É uma doença de notificação obrigatória, caso algum animal esteja com a doença, é preciso notificar a Agência de Defesa Sanitária do estado, em Rondônia é o Idaron, e o animal acometido deve ser identificado e sacrificado para prevenção da disseminação da doença.

Conforme o Coordenador de Produção Animal, Jomel Francisco dos Santos, como ação de prevenção, a vacinação das bezerras de três a oito meses é de caráter obrigatório e sua realização é uma das principais garantias de manter o rebanho livre dessa importante doença. Foram vacinadas 11 bezerras e identificadas com marcação do último número do presente ano, o que garante o reconhecimento da realização deste importante manejo.

O manejo faz parte das ações do Diepe do Campus Ariquemes, que tem como objetivo manter e promover cada vez mais o bem-estar dos animais do rebanho, zelando por sua saúde e consequentemente a saúde de toda a comunidade acadêmica em Ariquemes. “Agradecimentos à equipe que realizou a ação: vacinadores os Técnicos em Agropecuária Tiago e Mayko, a ajuda no manejo dos animais aos colaboradores Pedro, Roberto e Valdinei, e aos coordenadores, Médico Veterinário e Coordenador da Produção Animal Jomel e ao Chefe do Departamento de Integração, Ensino, Pesquisa e Extensão Técnico em Alimentos e Laticínios, Anthonioni”, resumem os membros da equipe.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Foto: Assessoria