Rolim de Moura,

Seminário massifica políticas públicas voltadas à proteção de crianças e adolescentes

Publicado 08/05/2024
A A
Foto: Cristian Alves

Com o objetivo de massificar informações e tornar mais efetivas as políticas públicas voltadas à proteção de crianças e adolescentes, a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa) promove nos municípios do estado de Rondônia o Seminário “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, em alusão a data de 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O seminário é realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e organismos não-governamentais que atuam com a temática. A equipe multiprofissional responsável pelo evento se reuniu na terça-feira (7), no Centro de Apoio Psicossocial II (Caps II), em Cacoal, para alinhamento das ações.

Durante a reunião, os técnicos discutiram projetos, políticas públicas e formas de abordagens das diversas faixas de idade, em um formato que permita mensurar o resultado do trabalho. Defenderam que todos os projetos sejam monitorados e seus resultados apresentados em indicadores, que mostrem a eficácia dos eventos e projetos.

A coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), da Agevisa, Maria Inês Fernandes evidenciou sobre as ações, “precisamos que os projetos mostrem que efetivamente contribuíram para a redução do uso de drogas, do abuso e exploração sexual, das autoagressões, enfim, precisam ecoar de forma que os números sejam reduzidos”, pontuou.

PROGRAMAÇÃO

  • Dia 7 (terça-feira) – Reunião com equipe multiprofissional responsável pelo seminário;
  • Dia 8 (quarta-feira) – Pit stop na feira livre;
  • Dia 9 (quinta-feira)- Palestras de profissionais da área da saúde, do direito, da Justiça, do Ministério Público e representantes do Conselho Tutelar na Câmara Municipal de Cacoal durante todo o dia;
  • Dia 10 (sexta-feira) – Encerramento, passeata com faixas e distribuição de folders para sensibilização e mobilização da sociedade para o problema.

PARTICIPAÇÃO

Estiveram presentes na reunião da terça-feira, o coordenador Estadual de Vigilância das Violências, Luis Silva Pinto; a responsável pelo PSE, Maria Inês Fernandes; a coordenadora Estadual da Vigilância das Doenças Crônicas não Transmissíveis, Gerleide Monteiro; enfermeira do Caps II, Neuza Amaral; a coordenadora da Criança e do Adolescente da Sesau, Talita Sá; as enfermeiras da Sesau em Ji-Paraná, Rosilene Xavier e Nathália Braz; presidente do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente, Firmino Muniz Bezerra; responsáveis pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), os policiais militares Cleiton Gomes, Suzana Coelho e Jhony Gomes.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram