Rolim de Moura,

Governo e sociedade constroem estratégia de prevenção à obesidade no País
Grupo de trabalho se reuniu com foco no planejamento de ações a serem executadas ao longo dos próximos dez anos

Por Redação
Publicado 02/04/2024
A A

Nesta terça-feira (02/04), o Ministério do Desenvolvimento Social, Assistência, Família e Combate à Fome (MDS) deu mais um passo em direção à recomposição da Estratégia Intersetorial de Prevenção à Obesidade entre a população brasileira. Um grupo de trabalho, coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan/MDS), organizado no âmbito da CAISAN e formado por representantes de diversos setores do governo, sociedade civil e pesquisadores, se reuniu, em Brasília (DF), para dar continuidade ao diálogo com foco no planejamento de ações a serem executadas ao longo dos próximos dez anos e na definição daquelas que são prioritárias, para que sejam lançadas já no segundo semestre de 2024.

A Estratégia Intersetorial de Prevenção à Obesidade é pautada no Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), previsto pela Constituição Federal, e será implementada no âmbito do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). “A obesidade, assim como a fome, é um problema social que atinge de forma desigual a população mais vulnerabilizada individualmente, socialmente e territorialmente”, argumenta a diretora do Departamento de Promoção da Alimentação Saudável da Sesan/MDS, Patrícia Gentil. Para ela, o desafio de tirar o Brasil de vez do Mapa da Fome envolve garantir o acesso das pessoas a alimentos saudáveis como resultado de um esforço coletivo, dos diversos setores da sociedade.

Com foco na promoção de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis, com o acesso à alimentação adequada e saudável, a Sesan/MDS tem liderado iniciativas que apoiam a produção, a distribuição e a comercialização com o consumo de alimentos saudáveis, assim como a promoção de iniciativas de educação alimentar e nutricional e de valorização das culturas alimentares. Entre os compromissos assumidos pela secretaria, no âmbito do Planejamento Plurianual do Governo Federal (PPA 2024-2027), está a renovação da Estratégia Intersetorial de Prevenção da Obesidade, lançada em 2014 e interrompida em 2018.

“O combate à obesidade é um desafio que precisa ser assumido pela nossa sociedade, por meio do envolvimento de todos. A Estratégia é um chamamento da população, dos governos e da sociedade civil para a compreensão e o enfrentamento deste, que é um problema social”, conclui a diretora.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Agência Gov