Rolim de Moura,

Conscientização e serviço para atendimento à pessoa com Transtorno do Espectro Autista são fortalecidos no “Abril Azul”

Por Redação
Publicado 11/04/2024
Atualizado 11/04/2024
A A

No mês de abril, instituído como mês azul em forma alusiva à conscientização mundial do Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), destaca a importância de promover informações e serviços de tratamento sobre o TEA e as ações que estão sendo realizadas durante o mês, com o objetivo de possibilitar a inclusão social e indicar a população onde buscar atendimento.  

Segundo a terapeuta ocupacional da Sesau, Ariane Guimarães, é essencial compreender que o TEA é uma condição neurológica, e não uma doença. “As pessoas autistas possuem características únicas, como a sensibilidade sensorial aumentada, a dificuldade na comunicação verbal e não verbal, além de interesses específicos e comportamentos repetitivos”, explicou.

A Sesau por meio da Coordenadoria de Cuidado à Pessoa com Deficiência, promoveu um ciclo palestras nos dias 3, 4 e 5 para os profissionais de saúde, com os temas: seletividade alimentar, como atuar em crises e autismo não tem cara, com o objetivo de capacitar ainda mais o atendimento com crianças do espectro. E nos dias 22 e 23 acontecerá o primeiro simpósio sobre o autismo para os profissionais de saúde do estado e município, que visa capacitar o atendimento em saúde para pessoas do espectro. 

O Secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destaca a importância da informação e inclusão. “É de suma importância os conhecimentos sobre o TEA para sensibilizar a sociedade e promover práticas mais inclusivas”, pontuou. 

SERVIÇO 

O Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero) oferece serviços de avaliação e terapias de fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, psicopedagogia e neuropsicologia. São realizados em média, 700 atendimentos por semana, e 50% dos pacientes são crianças autistas. 

A mãe atípica, Márcia Tomé, conta sobre a experiência do seu filho Adriel com o acompanhamento especializado. “Antes de ir ao Cero, meu filho Adriel de 7 anos possuía o laudo de autista não verbal, ele não falava nada, e quando começou com as terapias, começou a falar que queria água, comer, aos poucos foi desenvolvendo a fala, me deu uma esperança e alegria imensa, pois toda mãe quer o melhor para seu filho”, afirmou. 

A fonoaudióloga, Graciele Varnou, enfatiza a importância do paciente com TEA receber o acompanhamento necessário. “Quanto antes os responsáveis buscarem ajuda profissional, melhor será o desenvolvimento da criança, a inclusão, o desenvolvimento cognitivo, de linguagem e interação social facilitará a convivência em sociedade. Além de conseguir os seus direitos e ser assistida, obtendo um cuidador de sala, provas e atividades adaptadas”, destacou. 

CERO 

Para ser atendido na unidade, o paciente ou o responsável deve primeiramente se direcionar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, e após regulado, será feito o contato por via whatsapp ou ligação para o agendamento da consulta, para isso, é de suma importância o cidadão manter os dados do cartão sus atualizados. 

O Cero está localizado na rua Barão de Amazonas, 9848, bairro  Mariana. Com o horário de funcionamento das 7h às 18h.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram