Rolim de Moura,

Em solenidade com ministro, presidente Alex Redano destaca a importância do setor mineral para Rondônia
Ministro de Minas e Energia participou da divulgação da abertura do mercado do gás em Rondônia

Publicado 28/01/2022
Atualizado 28/01/2022
A A

O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), destacou a importância do setor mineral para a economia de Rondônia, ao participara da solenidade de divulgação de abertura do mercado de gás no Estado de Rondônia, na manhã desta quinta-feira (27), no Palácio Rio Madeira, sede do Governo.


A solenidade, comandada pelo governador Marcos Rocha, contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o vice-governador José Jodan, o superintendente estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Sérgio Gonçalves, entre outras autoridades.


"Rondônia tem um potencial mineral enorme, mas carece de uma regulamentação, um marco que possa assegurar a atividade mineral, com retorno econômico, geração de emprego e renda e também cuidados ambientais. Aproveitei a presença do ministro e reforcei essa necessidade para que o nosso Estado possa alavancar ainda mais o seu desenvolvimento", disse Redano.


Em sua fala, o ministro explicou que o presidente Jair Bolsonaro sancionou a chamada lei do Gás, após a aprovação do Congresso Nacional, que traz maior segurança jurídica para investimentos no setor de gás, que demandam quantidades expressivas de investimento e têm retorno a longo prazo. O passo seguinte é que a Agência Nacional do Petróleo (ANP) atue na regulamentação da lei. "Mas, destaco que a competência em relação à distribuição do gás natural é dos Estados, sendo necessária a abertura do mercado, como o passo inicial", afirmou o ministro.


Já o governador observou que "a abertura do mercado de gás traz o interesse de empresas e de investidores, tornando o Estado cada vez mais forte e atrativo. É um marco histórico para Rondônia e agradeço ao ministro por ter vindo para esta importante solenidade".

Texto: Eranildo Costa Luna

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: ALE/RO