Rolim de Moura,

CIMCERO realiza 4º encontro de secretários e técnicos Viveiristas

Por Redação
Publicado 12/04/2024
A A
Foto: Divulgação

O Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO) realiza nos dias 25 e 26 deste mês de abril, o 4º Encontro Regional de Secretários Municipais e Técnicos Viveiristas. O evento será realizado no auditório da Universidade Federal de Rondônia (Unir), campus de Ji-Paraná, com início às 9 horas.

O objetivo é compartilhar conhecimentos técnicos e experiências vivenciadas através do Projeto “Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas”, que é realizado pelo CIMCERO em parceria com o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) e está presente em 34 municípios rondonienses.

Para o encontro estão sendo convidados os secretários municipais e técnicos dos viveiros das prefeituras contempladas pelo projeto, além do público em geral. Na oportunidade os participantes receberão palestras sobre a regularização dos viveiros, recuperação de minas e nascentes, produção sustentável de mudas e apresentação do planejamento para o ano de 2024.

O encontro conta com a parceria de diversas instituições e órgãos públicos como Secretaria de Estado e Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Polícia Militar Ambiental, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Universidade Federal de Rondônia (Unir), Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), Ministério Público de Rondônia (MP-RO), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), Unimed Centro Rondônia e das cooperativas de crédito Sicredi, Sicoob Credip, Sicoob Credisul, Sicoob Fronteira e Cresol.

SOBRE O PROJETO - O projeto “Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas”, constrói viveiros para produção de mudas de essências florestais que são usadas na recuperação de áreas degradadas, arborização urbana, revitalização de matas ciliares e nascentes de rios, contribuindo com a preservação do meio ambiente.

Atualmente são 36 viveiros implantados em Rondônia, com capacidade de produção de 4 milhões de mudas, beneficiando 34 cidades do Estado. Os recursos disponibilizados ao Projeto são oriundos das multas aplicadas aos infratores de crimes ambientais. O dinheiro é utilizado revertido na aquisição de sementes junto a diversas associações indígenas de Rondônia, bem como para aquisição de outros materiais necessários a implementação dos viveiros.

Além da aquisição e distribuição das Sementes, o Tribunal de Justiça fornece aos municípios que aderem ao Projeto, a madeira, o sombrite e a sacolinha para desenvolvimento das mudas. O CIMCERO faz a gestão do projeto e as prefeituras disponibilizam a área para construção do viveiro, a mão de obra técnica para o plantio e a distribuição das mudas.

Nos viveiros são disponibilizadas mudas de mais de 50 espécies florestais nativas, entre elas, ipês roxo, amarelo, branco e rosa, aroeira, mogno, cerejeira, baginha, ingá, buritis, açaí e sumaúma.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Foto: Divulgação

Fonte: CIMCERO