Rolim de Moura,

MP recomenda ao Estado adoção de medidas para o repasse de recursos públicos ao Terceiro Setor

Por Redação
Publicado 10/04/2024
A A

O Ministério Público de Rondônia emitiu recomendação ao Estado de Rondônia e à Superintendência de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), em que orienta a adoção de uma série de medidas para a transferência de recursos públicos ao Terceiro Setor, em decorrência de parcerias e colaborações. A atuação foi implementada após a instauração de procedimentos que apuram supostas irregularidades relacionadas à aplicação de recursos públicos para a realização de eventos culturais, promovidos por entidades do terceiro setor em localidades do Estado de Rondônia.

No documento, expedido pelo Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e Combate à Criminalidade (GAEC), o MP instrui à Sejucel que somente sejam efetivados repasse, liberação ou transferência de recursos públicos decorrentes de parcerias entre a Administração Pública e a organizações da sociedade civil, mediante a celebração de Termo de Colaboração ou de Fomento, com estrita observância dos preceitos estabelecidos na Lei Federal nº 13.019/14.

Conforme orienta o Ministério Público, os projetos e atividades das organizações da sociedade civil, que virem a ser objeto de parcerias com a Administração Pública, deverão ser revestidos de interesse público e recíproco.

Equipes técnicas e operacionais de gestores, agentes públicos e privados, além da sociedade civil organizada, envolvidos na celebração e execução das parcerias em que haja repasse de recursos públicos, deverão ser instruídas por meio de programas e cursos de capacitação técnica.

Entre outras providências, a Sejucel também deverá implementar mecanismos de transparência e de controle, com publicação e divulgação das parcerias firmadas, mantendo, obrigatoriamente, em seu sítio oficial na internet, a relação das colaborações celebradas e dos respectivos Planos de Trabalho. Ação similar deverá ser realizada pela organização da sociedade civil.

Outra medida a ser implementada pela Superintendência será a de elaborar e publicar, obrigatoriamente, para a celebração de Termo de Colaboração ou de Termo de Fomento, salvo hipóteses de dispensas legais, Edital de Chamamento Público, objetivando selecionar organizações da sociedade civil que tornem mais eficaz a execução do objeto.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: MP/RO