Rolim de Moura,

Prefeitura passa a emitir credenciais para estacionamento em vagas reservadas para idosos e PcD no Porto Velho Shopping
A emissão no shopping é gratuita e segue até o próximo dia 15

Por Redação
Publicado 03/04/2024
Atualizado 03/04/2024
A A
Foto: Assessoria

Até o próximo dia 15 de abril, a Prefeitura de Porto Velho estará emitindo credenciais para estacionamento em vagas reservadas para idosos e Pessoas com Deficiência (PcD), gratuitamente, no Porto Velho Shopping. A ação, que inclui uma grande campanha educativa de conscientização, está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), que em parceria com o empreendimento, facilita o acesso da população ao benefício assegurado por lei.

Uma sala foi montada, especialmente, no acesso F do shopping para emissão do documento. O atendimento funciona todos os dias, incluindo os finais de semana, de 15h às 21h. Credenciais de idosos acima de 60 anos e PcD tem validade de cinco anos. Para a emissão da credencial no PVH Shopping são necessários documento pessoal com foto, comprovante de residência e laudo médico (no caso de PcD).
Luciana do Nascimento, de 46 anos, se enquadra como Pessoa com Deficiência. Ela teve a mobilidade reduzida devido a uma doença, e demorou a buscar o benefício. Mas atualmente, consciente das limitações e do direito assegurado, já garantiu a credencial no shopping sem custo algum.

"Eu achava que minha situação seria algo passageiro e depois de certo tempo e de muito esclarecimento da minha médica, entendi que seria algo permanente. Então fiquei sabendo da ação e hoje já saí com a carteirinha em mãos", contou a servidora pública.

Além do ponto de atendimento, a credencial também pode ser emitida de forma remota, sem custos para idosos com habilitação ativa. Para realizar o procedimento, o idoso com CNH ativa deverá seguir o passo a passo indicado no Portal de Serviços Semtran, acessar o menu ‘Usuário’ - Emita sua Credencial de Estacionamento para a utilização de vagas especiais reservadas para idosos, cabendo ao usuário a devida impressão.

Para os casos de credencial de estacionamento aos veículos conduzidos ou que transportem Pessoa com Deficiência e idoso que não possui CNH ativa, o atendimento continua acontecendo na sede da Semtran, onde o contribuinte recebe na hora a credencial desde que apresentadas as documentações necessárias.

A Semtran também oferece possibilidade de iniciar o atendimento de forma on-line, onde o contribuinte poderá fazê-lo através do link https://semtran.portovelho.ro.gov.br/credencial-de-estacionamento. Nessa modalidade é possível anexar os documentos e a partir de então a Semtran responderá enviando boleto. Após confirmação do pagamento, o contribuinte irá na sede da Semtran apenas para buscar a credencial evitando assim filas de espera. De forma presencial na Semtran, a emissão da credencial tem o custo de R$ 31,66, valor referente à abertura do processo, sendo as renovações gratuitas. Mensalmente a secretaria atende uma média de 80 idosos e 30 PcD entre emissão e renovação do documento.

FISCALIZAÇÃO

Durante o período de atendimento no shopping, a Semtran reforçará a campanha educativa de conscientização, iniciando pelo próprio empreendimento, um dos maiores polos geradores de tráfego, com estacionamento de 2.609 vagas, sendo 125 para idosos, quatro para autistas, 55 para PcD’s e 15 para gestantes. Empresas que ainda não adequaram a sinalização, que sofreu alterações em 2022, também serão notificadas. Conforme a legislação, todo estacionamento deve ofertar 5% das vagas totais para idosos e 2% para PcD.

"O que nos motivou a iniciar a campanha é a falta de repeito de parte dos motoristas nestes espaços reservados. A Gerência de Educação da Semtran vai iniciar essa campanha e agora com emissão gratuita das carteirinhas. A gente pede conscientização dos nossos condutores e o respeito a esses espaços, para não estacionarem em vagas reservadas. Neste primeiro momento vem a educação, passado o período vamos autuar conforme a lei. Lembrando que a fiscalização também pode ocorrer em empreendimentos, pois o direito dessas pessoas deve ser assegurado", explicou o secretário Anderson Pereira, referindo-se à Lei nº 9.503, artigo 181, inciso XX do Código Brasileiro de Trânsito, que prevê multa gravíssima e sete pontos na carteira.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria