Rolim de Moura,

Governo entrega Cadernetas da Criança às regionais de Saúde em Rondônia

Por Redação
Publicado 12/03/2024
A A
Foto: Assessoria

O Governo de Rondônia iniciou a entrega das Cadernetas da Criança-Passaporte da Cidadania, aos 52 municípios do Estado, na última semana, por meio das seis regionais de Saúde. Todas as crianças até nove anos de idade receberão o documento, que é essencial para o devido  acompanhamento do desenvolvimento saudável.

De iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a Caderneta de Saúde é um instrumento importante para a saúde, pois permite que os profissionais monitorem o crescimento e desenvolvimento da criança, e identifiquem, precocemente, qualquer problema. O documento também fornece informações sobre vacinas, alimentação saudável, higiene, educação e assistência social, do nascimento até os nove anos de idade.

Rondônia está comprometida com a saúde da criança e garante a entrega das cadernetas de saúde, em todos os municípios do Estado. A iniciativa visa fortalecer a atenção primária à saúde e garantir que todas as crianças tenham acesso ao acompanhamento do crescimento e desenvolvimento com qualidade. 

EXECUÇÃO

Confeccionadas pelo Ministério da Saúde (MS), as cadernetas foram enviadas aos Estados e, posteriormente, distribuídas à Atenção Primária à Saúde (APS), representada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), maternidades e rede credenciada dos municípios. O documento gratuito e de fácil acesso pode ser solicitado em qualquer posto de saúde, mas tem prioridade, os nascidos vivos em 2023, e as crianças de 0 a 3 anos; acompanhadas pelo Programa Criança Feliz.

O secretário de saúde, Jefferson Rocha explicou que, o documento é fundamental para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. “Todas as crianças têm o direito de receber serviços de saúde com qualidade, que apoiem seu desenvolvimento, e a Caderneta é um instrumento que facilita o trabalho da nossa equipe”, destacou. 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Foto: Assessoria