Rolim de Moura,

Governo de Rondônia realiza neste sábado ação alusiva ao “Dia D de combate à Dengue”

Por Redação
Publicado 16/03/2024
A A
Foto: Esio Mendes

Acontece neste sábado (16), uma ação promovida pelo Governo de Rondônia voltada para o combate à dengue, conforme Decreto N° 28.953, de 6 de março de 2024. O evento vai reunir cada instituição da administração pública para uma mobilização de conscientização e orientação, com moradores de bairros específicos do Estado.

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha enfatizou sobre a importância da ação. “A mobilização não se limita apenas à eliminação de focos do mosquito transmissor, mas também à conscientização da população sobre a relevância de adotar medidas preventivas, como eliminar recipientes que possam acumular água parada, usar repelentes e telas de proteção nas janelas”, ressaltou.

MOBILIZAÇÃO

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a ação é uma medida para unir forças com a população e promover a erradicação dos focos do mosquito. “O envolvimento comunitário com a gestão no combate ao mosquito transmissor, é essencial para proteger a saúde dos rondonienses, prevenindo surtos da doença”, salientou. 

Os sintomas da dengue podem variar em mulheres, homens, idosos e crianças, mas geralmente incluem febre alta, dores musculares, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos e erupção cutânea. Em casos mais graves, podem ocorrer sangramentos, confusão mental e choque. Se houver suspeita de dengue é fundamental procurar assistência médica.

ATENDIMENTO

O usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) que manifestar sintomas da doença deve se direcionar primeiramente à Unidade Básica de Saúde (UBS). Em casos graves, o Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), que é referência em atendimento de doenças infectocontagiosas e tropicais, oferece assistência clínica para maiores de 14 anos, por meio da regulação, atendendo conforme diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

PREVENÇÃO

  • Jogar fora todo e qualquer lixo que possa juntar água (tampa de garrafa, tampa de marmitex, sacola plástica);
  • Esvaziar garrafas e mantê-las com a boca virada para baixo;
  • Limpar calhas;
  • Colocar areia nos pratos das plantas; e
  • Tampar tonéis, lixeiras e caixas-d’água; e colocar objetos como pneus e lonas abrigados da chuva.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Foto: Esio Mendes