Rolim de Moura,

Rondônia recupera fôlego e abre quase 190 vagas em janeiro, puxada pelo agronegócio

Publicado 18/03/2024
A A

O mercado de trabalho de Rondônia esboçou recuperação em janeiro de 2024, com a criação de 189 novas vagas, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O resultado reverte a queda de 393 postos registrada no mesmo período do ano anterior.

O setor que impulsionou a retomada foi a agropecuária, com a abertura de 408 vagas, impulsionada pela safra e investimentos no setor. A indústria também contribuiu com 345 novos postos.

No entanto, o setor de serviços, com o fechamento de 463 vagas, e a construção civil, com 8 vagas a menos, ainda registram retração.

Em termos de perfil dos contratados, homens jovens com ensino médio completo foram os mais beneficiados, com 265 vagas para alimentador de linha de produção, 162 para trabalhador volante na agricultura e 110 para operador de máquinas agrícolas.

Apesar da melhora, o mercado ainda não absorveu as mulheres que deixaram o mercado em janeiro, totalizando 447. Profissionais com ensino superior e acima de 30 anos também enfrentam dificuldades para se recolocar.

A recuperação gradual do mercado de trabalho em Rondônia é um sinal positivo, mas ainda é cedo para cantar vitória. É necessário acompanhar os próximos meses para confirmar a tendência de crescimento e identificar os setores com maior potencial de geração de emprego.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram