Rolim de Moura,

Professor da UNIR de Rolim de Moura concorre a prêmio nacional
Trabalho sobre compactação de solos e impactos na produtividade da soja levou à indicação.

Por Redação
Publicado 06/04/2024
A A
Foto: Assessoria

O professor do curso de Agronomia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Rolim de Moura, Anderson Bergamin, é um dos finalistas do Prêmio Personagem Soja Brasil, Anderson Bergamin, do Departamento de Agronomia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), foi indicado na categoria Pesquisador ao Personagem Soja Brasil. A indicação é resultado trabalho do professor com a pesquisa sobre dinâmica da compactação de solo principalmente na cultura da soja, o que tem impacto direto na produtividade das lavouras e na qualidade do grão. Como destaca o pesquisador, “a indicação é um reconhecimento pelo trabalho de pesquisa, mas também se deve ao apoio da Universidade para a produção de conhecimentos com impacto no setor produtivo, e à crescente importância de Rondônia no cenário nacional, seja na produção de grãos, seja como produtora de conhecimentos nesta área”.

Docente dos cursos de graduação em Agronomia e do mestrado em Agrossistemas Amazônicos, ambos da UNIR, Anderson Bergamin é engenheiro agrônomo, além de mestre e doutor em Agronomia. Sua atuação na pesquisa se volta para a física do solo e manejo de sistemas sustentáveis de produção agrícola. Em suas pesquisas desenvolvidas na UNIR, o docente foca na compactação do solo dentro de diversas culturas, sendo que a soja está inserida em grande parte delas. São avaliados sistemas radiculares das culturas, os impactos do tráfego de máquinas no processo de produção da cultura da soja e a dinâmica de desenvolvimento da soja.

O prêmio – O Personagem Soja Brasil é um prêmio organizado pelo Projeto Soja Brasil, mantido pela Aprosoja (Associação Brasileira dos Produtores de Soja), voltado para destacar profissionais que atuam na produção de conhecimentos referentes à cadeia produtiva da soja, seja desenvolvendo novas tecnologias, combatendo pragas e doenças ou adotando práticas sustentáveis. A votação está aberta até o dia 19 de abril, e pode ser realizada via internet, no site do prêmio Personagem Soja Brasil.

Pesquisa na Universidade – O trabalho de pesquisa realizado pelo professor Anderson Bergamin é desenvolvido em grande parte na Fazenda Experimental da UNIR, localizada a 15 quilômetros da cidade de Rolim de Moura, e no Laboratório de Solos, também no Campus da UNIR em Rolim de Moura. No local são realizados o preparo do solo, com compactação controlada em diferentes níveis, e o plantio de soja, que depois tem seu desenvolvimento acompanhado. Como destaca o pesquisador, o nível de compactação dos locais de plantio é determinante para a produtividade, e também é uma preocupação crescente entre produtores. Com a pesquisa que temos realizado, estamos conseguindo determinar não apenas os problemas decorrentes da compactação, mas também propomos soluções e modos de intervenção para reduzir as limitações impostas”, explicou o professor.   

Votar no Pesquisador da UNIR – Prêmio Personagem Soja Brasil

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram