Rolim de Moura,

Porta aberta 11 de abril de 2024

Publicado 11/04/2024
A A
Foto: Fernando Garcia

Findou
Encerrado no último dia 6, o último prazo para quem pretendia se filiar em um partido político e, se declarar pré-candidato nestas eleições, expirando o prazo determinado pela legislação eleitoral para quem quisesse participar da maior festa democrática como candidato a vereador, prefeito e vice-prefeito. Em decorrência das novas regras da legislação eleitoral, muitas mudanças aconteceram praticamente nos minutos finais para escolha de uma agremiação partidária, fazendo com que algumas siglas ganhassem os chamados “candidatos de pesos” eleitorais enquanto outras sofreram baixas terríveis, podendo não alcançar a totalidade de votos para emplacar um representante no legislativo mirim. 

Filiações
Realmente, nesses últimos dias envolveram muitas articulações entre os presidentes de agremiações partidárias, fazendo propostas e tentando convencer o pretenso candidato de que sua sigla é deveras a mais significativa para o caminho da vitória, enchendo a cabeça do suposto candidato “vendendo as facilidades” de que seu partido pode oferecer, entretanto esquecendo-se de combinar com o eleitor. Os políticos demoraram tanto para mexer na legislação eleitoral e, quando fizeram se complicaram totalmente a situação, onde provavelmente após estas eleições deverão remexer em muitos quesitos que trouxeram mais confusão do que solução. Em Rolim de Moura, o (PP) de Ivo Cassol, mesmo de última hora conseguiu normalizar alguns nomes, mas pelo visto os nomes divulgados, pouco é de se esperar que consigam bater a meta exigida para ocupar um assento no legislativo.

Adversários
Muitos adversários políticos de Ivo Cassol, estão aproveitando o momento atual da política, para esparramar de que Cassol, terá o mínimo de nominatas em todo o Estado, para concorrer ao legislativo e executivo. Na verdade, todos sabem que o ex-governador Ivo Cassol, assumiu o comando do partido a pouco mais de trinta dias, o que certamente inviabilizou por completo, percorrer o estado em tempo hábil, para sacramentar as nominatas dentro de um prazo exíguo. É bom lembrar, que a estruturação do (PP) Partido Progressista, está sendo trabalhado para as eleições de 2026, quando Cassol, provavelmente tentará quebrar o recorde como governador tricampeão em Rondônia. Daqui até meados do ano que vem, Ivo Cassol, deverá ter bases consolidadas nos 52 municípios de Rondônia, quem o conhece sabe que ele é muito organizado quando se trata dos diretórios municipais, que por sinal estão precisando de uma nova reconstrução. 

Corajosos
Apesar de Rolim de Moura, ser conhecida como uma cidade que respira política diuturnamente, muitos pretensos candidatos estão navegando na maionese em seus comentários em grupos de redes sociais, argumentam que em sua agremiação irá fazer três candidatos a vereadores. Tem um partido que está reunido com mais de 5 vereadores, que segundo a pretensão é fazer o maior número possível de candidatos eleitos pela sigla. Acontece, que a reeleição sempre foi uma pauta bastante difícil para qualquer candidato, se tornando mais ainda depois que a Casa de Leis, aprovou uma ajuda de alimentação para os senhores edis, maior que o salário mínimo, embora também estendido aos demais funcionários da Casa de Leis. Embora os nobres representantes do povo, acreditam que terão farta votação que possa levar ao pódio até três componentes de sua nominata, composta por 5 edis, todavia esqueceram de combinar com o eleitorado rolimourense, que não estão nada satisfeitos por alguns posicionamentos da Casa de Leis, com as sucessivas viagens para Porto Velho e Brasília.     

Virou rotina
As poucas chuvas que tem caídas em Rolim de Moura, continua causando os maiores impactos em áreas tidas como parte central da cidade, tendo como referência à avenida Rio Madeira, entre a Aracajú e a Maceió, no posto de lavagem de carro do Ratinho, onde geralmente o local todos os anos vira um verdadeiro oceano, provocado pelas enchentes. Com a construção de asfalto em alguns pontos da cidade e, a falta de visão da maioria dos prefeitos ao longo dos anos, não dando à atenção devida que requer, os problemas só vão se avolumando causando prejuízos e transtornos para municipalidade, principalmente quando o Corpo de Bombeiros é solicitado com urgência, tem que fazer uma longa volta pela Barão de Melgaço, para fazer o atendimento. O Igarapé da Encrença, precisa receber os cuidados da administração municipal, para discutir Proposta de Lei Orçamentária, que estima as receitas e fixa as despesas para o ano vindouro junto ao PPA. É preciso que a administração se mobilize com habilidade, pois esses recursos são atrelados ao governo federal, quando se trata de rios e igarapés de grandes volumes. 


Autistas
O Abril Azul, Mês de Conscientização do Autismo foi estabelecido pela Organização da Nacões Unidas, ONU, como forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). A prefeitura de Rolim de Moura, através de seus órgãos como a secretaria municipal de saúde e outros órgãos afins, até que fizeram bastante divulgação, com orientações e ciclo de palestras o que sem dúvida foi importante diante dos dados pela ONU, de que cada 160 crianças no mundo uma possui autismo e, no Brasil, segundo dados, estima-se que temos uma população de 2 milhões de autistas. Não tenha dúvida que é um número preocupante e, segundo profissionais do ramo é crescente em Rolim de Moura, o número de crianças e adolescentes com esses transtornos, que em sua maioria requer atenção especial quase 24 horas por dia. As famílias de baixa renda são as que mais sofrem com os filhos portadores desta síndrome, além do mais, se esbarram no atendimento pela rede pública de saúde por falta de profissionais com um quadro totalmente reduzido. Quem possuem filhos nestas condições, tem direito a receber um salário mínimo desde que a família comprove que não tem condições financeiras, tem direito a receber o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC-Loas). Entretanto, para conseguir este benefício é preciso agilizar atendimento multidisciplinar com profissionais da área para conseguir um laudo de um neuropediatra ou psiquiatra que podem validar o referido laudo. A rede pública de saúde não dispunha desses profissionais e, quando conseguem entrar é pela infindável fila da Regulação, que geralmente ultrapassa há muitos anos na fila de espera, quando o município deveria ter esses profissionais atendendo no mínimo duas vezes por semana na rede pública de saúde, dado a grande procura. Já uma avaliação completa por um profissional neuropediatra ou psiquiatra, gira entorno de 1.500 a 2 mil reais, o que afasta por completo o tratamento bem como o pedido de laudo para poder ser contemplado pelo BPC. 


Não está sendo muito bem digerida pela população de Rolim de Moura, o empréstimo de sete ônibus da frota municipal, para a prefeitura de Cacoal, na modalidade Cessão de uso, pelo período de dois anos podendo utilizar termo aditivo por igual período. Todos estão pasmos com a generosidade do primo pobre, que cedeu os ônibus de mão beijada gratuitamente e sem nenhum encargo, de forma espontânea, relembrando as passagens políticas no estado da Paraiba, onde um tratado não cumprido por um líder político, recebeu o nome de “acordo de Camboinha”. O que causa indignação é saber que os ônibus foram escolhidos em pleno funcionamento, porém, os argumentos da prefeitura de Rolim de Moura, que os mesmos não estavam tendo nenhuma serventia pois estavam no estaleiro e, que depois dos dois anos ou mais outro por igual período, a prefeitura de Cacoal, faria todos os consertos. 


Não dá para entender as alegações da prefeitura de Rolim de Moura, enfatizando que os ônibus possuem mais de dez anos de fabricação, mas que estão em plenas condições de trafegabilidade, inclusive com documentações aptas para circularem e impostos sem embaraços. Outros requisitos externados pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, é que a frota escolar possui 18 veículos tipo ônibus, estando (6) em atividades (9) sobressalentes (2) reservas e (1) em desuso. Outro relato feito pelo secretário é de que a secretaria não dispõe de motoristas e monitores em seu quadro, o que demonstra falta de sensibilidade da prefeitura de Rolim de Moura, que há quase dez anos não realiza concurso público, administrando com os chamados testes seletivos para contratações temporárias ou nomeações através de portarias. Enquanto a prefeitura faz entrega de 7 ônibus em bom estado de uso para o primo rico, na semana seguinte o prefeito Aldo Júlio, encaminhou um Projeto de Lei com a finalidade de abertura de crédito adicional especial, no valor de R$ 536.600,00 (quinhentos e trinta e seis mil e seiscentos reais), exatamente para aquisição de um Micro-Ônibus, para atender as necessidades da Secretaria Municipal de Educação (Semec).   
 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram