Rolim de Moura,

Plano de ação sobre a política de educação especial será apresentado em audiência pública
A auditoria operacional foi solicitada pelo deputado estadual Cirone Deiró

Publicado 16/04/2024
A A
Foto: Assessoria

A Audiência Pública marcada para o dia 08 de maio, às 14 horas, no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia, servirá para que as mães, familiares, profissionais e autoridades conheçam o plano de ação sobre a política de educação especial, na perspectiva inclusiva, da rede de ensino estadual. O plano de ação será apresentado pela secretaria de estado da educação e faz parte do resultado da auditoria operacional, do Tribunal de Contas.

O evento contará com a presença do relator da auditoria operacional sobre educação inclusiva, conselheiro Francisco Carvalho da Silva e do vice-presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Paulo Cury, além de mães atípicas, familiares representantes de instituições de atendimento às pessoas com deficiência, vereadores, secretários municipais de educação e representantes do judiciário e ministério público.

Para o deputado Cirone Deiró, responsável pela solicitação da auditoria operacional, esse momento marca um novo tempo para as mães e familiares de alunos com deficiência. “Reconheço que o caminho será longo, mas estamos dando o primeiro passo, a partir do plano de ação para uma política educacional inclusiva, que terá sua implantação acompanhada pelo Tribunal de Contas”, avaliou.

Desde o início de seu mandato, Cirone se tornou um aliado estratégico por acessibilidade e igualdade de oportunidades. O deputado priorizou a busca de solução de antigos problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência, incluindo a falta de vagas e a garantia de permanência nas escolas públicas. Além de ser autor de leis em defesa das pessoas com deficiência, Cirone estabeleceu um diálogo amplo e constante com mães, pais e familiares, transformando seu gabinete em um ponto de apoio e acolhimento.

Dentre suas iniciativas, destacam-se a realização de audiências públicas, como a primeira em 2019 para discutir a educação inclusiva, e a proposta para a criação da Superintendência dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Cirone também solicitou uma Auditoria Operacional em 2021, visando contribuir para o desenvolvimento de políticas educacionais inclusivas nas escolas estaduais. Seu empenho resultou em audiências públicas para ouvir mães, especialistas e auditores, concluindo em novembro de 2022, com a apresentação do resultado da auditoria do Tribunal de Contas.

Para a líder do Movimento Mães Coragem, Flaviana Tertuliana, a dedicação e comprometimento do deputado Cirone Deiró ao tema da inclusão são evidentes em cada ação realizada. Segundo ela, através da escuta as mães das pessoas com deficiência, o deputado consegue entender as suas reais necessidades, podendo assim planejar projetos e ações para garantir os direitos das pessoas com deficiência. Flaviana afirmou também que o Estado de Rondônia tem uma dívida histórica com as pessoas com deficiência e para mudar esse cenário se faz necessário políticos comprometidos com a causa. “Gratidão deputado Cirone Deiró, por caminhar junto com as mães de pessoas com deficiência, nessa luta de Inclusão por um mundo mais justo e igualitário”, disse.

Na avaliação do deputado Cirone Deiró, o trabalho liderado pelo então presidente, Paulo Cury, conselheiro e relator Francisco Carvalho e os auditores do Tribunal de Contas, servirá como base para a execução de políticas públicas para a educação inclusiva das escolas da rede pública do estado. “O trabalho realizado pelo Tribunal de Contas trouxe novas perspectivas para mães e familiares dos alunos com deficiência”, concluiu.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Assessoria