Rolim de Moura,

Coleta de bolsas de sangue é intensificada para reforçar estoque e atender demandas de hospitais

Publicado 18/04/2024
A A

O incentivo à doação de sangue é fortalecido pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), que destaca ser fundamental a manutenção do estoque de bolsas de sangue para atender às demandas de hospitais do Estado.  A Fhemeron ressalta que, qualquer pessoa saudável, com idade entre 16 e 69 anos, peso acima de 50 kg pode se tornar um doador, (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis).

Conforme destacada pela Fhemeron, a mobilização está acontecendo devido à alta demanda de sangue que os hospitais necessitam, diariamente, bem como, aos baixos números de doações no Estado. A doação de sangue ajuda a manter a reserva no banco de sangue, sendo essencial para assistência aos atendimentos nos hospitais do Estado.

A gerente de captação da Fhemeron, Maria Luíza Pereira destaca a importância da conscientização da população. “Pacientes de urgência e emergência do Hospital João Paulo II e cirurgias do Hospital de Base necessitam de transfusão todos os dias, e este simples ato solidário, pode mudar a realidade de várias pessoas”, enfatizou.

COLETA ITINERANTE

A Fhemeron tem reforçado as ações desenvolvidas nos hemocentros de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena. Nos dias 12 e 13 de abril, equipes da Fundação de Hematologia estiveram em Guajará-Mirim, realizando as atividades de coleta. No dia 13 de abril, os cidadãos de Itapuã do Oeste, também puderam realizar doações, durante a ação na localidade. Estão previstas, ainda, para o mês de maio, coletas em parceria com o Instituto Escolar Somos Brasileiros (Iesb).

COMO DOAR

Com apenas um documento original com foto, pessoas com idade entre 18 e 69 anos e pesando mais de 50 quilos podem fazer a diferença na vida de até quatro pessoas, em apenas uma doação de sangue. Jovens a partir dos 16 anos, com o consentimento dos pais ou responsáveis, estão aptos.  Após uma pequena triagem, com aferição de pressão e check-up médico; o cidadão pode realizar a doação, que dura aproximadamente 10 minutos.

REQUISITOS

  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Não estar grávida;
  • Não ser epilético;
  • Ter doado sangue há mais de 60 dias (homem) ou 90 dias (mulher).

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram