Rolim de Moura,

Alero aprova projeto que institui a Política de Incentivo à Geração de Energia Renovável
Projeto prevê que o governo estadual implante uma política para estimular a geração e distribuição elétrica.

Publicado 11/04/2024
A A

O plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o projeto de lei, apresentado pelo deputado Affonso Cândido (PL), que institui a Política Estadual de Incentivo à Geração de Energia Renovável para Pequenos Produtores e Assentamentos Rurais.

O Projeto de Lei 087/23 prevê que o governo estadual implante uma política para estimular a geração e distribuição elétrica, a partir de fontes renováveis de biogás e biometano em propriedades que praticam a agricultura familiar. Destinam-se a esse fim as fontes de energia hidráulica, solar, eólica, biomassa, dejetos e resíduos.  

De acordo com Affonso Cândido, a intenção é alcançar a sustentabilidade ambiental, social e econômica na geração da energia renovável no estado, com a adoção de tecnologias que garantam ganhos de eficiência, com o aproveitamento racional dos recursos naturais. “São inúmeras as vantagens dessa política como a melhoria das condições no meio rural, em especial os pequenos produtores e agricultores familiares. Ela fomenta a economia local e agrega valor ao produto in natura, e também é um estímulo à difusão de tecnologias de transição e segurança energética”, garantiu o deputado.

Segundo o texto, terão prioridade de acesso ao crédito rural os agricultores familiares, pequenos e médios produtores rurais, quando organizados em associações, cooperativas. As linhas de financiamento serão utilizadas para aquisição de máquinas, equipamentos e custeio de obras. Ainda está previsto a criação de cadastro público de empresas e profissionais habilitados à elaboração e execução de serviços em sistemas para produção de energia.  

“É preciso considerar também que a instalação de pequenas unidades para geração de energia no campo poderá contribuir, decididamente, para o desenvolvimento sustentável, agregação de valor econômico aos produtores da agricultura familiar. Isso vai distribuir melhor a renda que o modelo de distribuição que está aí hoje”, justificou o parlamentar.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: ALE/RO