Rolim de Moura,

Saúde ocular, serviços disponíveis e medidas preventivas é orientado pela Sesau no dia do Oftalmologista

Por Redação
Publicado 07/05/2024
Atualizado 07/05/2024
A A
Foto: Esio Mendes e Daiane Mendonça

Em alusão ao Dia do Oftalmologista comemorado nesta terça-feira (7), com o objetivo de promover o autocuidado, o diagnóstico precoce e a diminuição do índice de doenças oculares a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) orienta acerca dos serviços disponíveis e sobre medidas preventivas. 

Em Rondônia a Policlínica Oswaldo Cruz (POC) realiza consultas e exames na especialidade de oftalmologia, e caso seja necessário, as cirurgias são feitas no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro. O serviço abrange atendimento clínico, exames e acompanhamento complementar. 

Segundo o titular da Sesau, Jefferson Rocha, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), que deseja atendimento na especialidade de oftalmologia, deve primeiramente se direcionar à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. “Assim, a regulação entrará em contato via ligação ou WhatsApp. É de suma importância que o cidadão tenha os dados do cartão SUS atualizado”, pontuou.

O oftalmologista Marcelo Barreto enfatiza sobre a importância da prevenção e a rotina do cuidado ocular.  “Isso traz não somente benefícios, como corrigir um erro na visão e torná-la melhor, ou realizar um procedimento cirúrgico corrigindo e amenizando a perda visual causada por uma doença ocular, a exemplo da catarata; podem ter impacto para salvar uma vida, devolvendo a qualidade de vida para o paciente”, afirmou.

CUIDADOS

  • Evite coçar os olhos;
  • Use protetor ocular sempre que houver risco de algo atingir os olhos;
  • Lave os olhos com bastante água limpa, caso caia qualquer líquido neles;
  • Use óculos ou lentes de contato apenas quando prescritos por médico oftalmologista;
  • Tome cuidado com maquiagens, pois algumas podem provocar alergia;
  • Utilize óculos escuros em ambientes com claridade excessiva;
  • Procure o oftalmologista periodicamente.
     

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram