Rolim de Moura,

Rondônia entra no top 3 dos estados que mais produzem café 'canephora'
Dados foram divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (5). Rondônia divide top 3 com Espírito Santo e Bahia.

Publicado 05/09/2019
A A

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (5) colocou Rondônia no 'top 3' dos estados brasileiros que mais produzem café da espécie Canephora. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O relatório aponta que três estados lideraram a produção do canephora no ano passado: Espírito Santo, Bahia e Rondônia. Juntos, estes estados produziram 889,8 mil toneladas de café, chegando a um valor de produção de R$ 4,5 bilhões.

Desde 2017 os produtores rondonienses estão investindo na alta qualidade da produção do café robusta.

O estado tem atualmente mais de 22 mil cafeicultores produzindo apenas o robusta, o que faz Rondônia ter destaque nacional.

Produção agrícola no país

Nesta quinta-feira, o IBGE divulgou também que o valor da produção agrícola em 2018, no Brasil, foi de R$ 343,5 bilhões.

De acordo com o IBGE, o resultado só foi possível por causa do desempenho das principais culturas do país, como soja, café e algodão, que atingiram produções recordes no último ano e contaram com bons preços no mercado internacional.

A pesquisa também divulgou quais os 10 municípios com maior valor de produção; 6 estão em Mato Grosso, principal estado produtor do país.

Top-10 municípios produtores, de acordo com o IBGE — Foto: Rikardy Tooge/G1

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram