Rolim de Moura,

Rondônia se destaca internacionalmente na produção e exportação de algodão

Publicado 20/11/2019
A A
Fotos: Arquivo Seagri.

As notícias são muito boas para a colheita do algodão em Rondônia, que ultrapassa 6,4 mil toneladas com 4.500 hectares cultivados, posicionando Rondônia como terceiro maior produtor desta cultura na região norte do Brasil.

O algodão é um produto de extrema importância econômica na agricultura, e possui uma significativa fonte de fibras. O cultivo do algodão é uma das práticas mais populares do mundo. Dele surge um tecido de cor branca bastante popular na indústria têxtil, e ainda com um vasto uso no setor farmacêutico.

Existem quatro tipos de algodão: o Egípcio é o mais popular para a indústria; o Pima, que sofreu transformação genética para adaptar-se à indústria; a Cala, que é mais rustido e é utilizado na produção de calças e camisetas por possuir uma quantidade maior de fios; Upland ou anual, que apresenta uma textura mais equilibrada para confecção de acessórios de cama, mesa e banho, o qual acaba tornando-se mais acessível às pessoas de menor condição financeira.

A plantação de algodão divide-se em duas etapas até o momento da colheita: a primeira, consiste no preparo de solo e a segunda é a época de plantio.

Atualmente a principal dificuldade para obtenção de lucros com a cultura do algodão está presente nas pragas presentes no solo. É importante e eficaz o controle adequado de agroquímicos para manter a qualidade da produção. É uma das culturas que gera emprego e renda no campo, razão essa que políticas publicas governamentais são importantes para essa cadeia produtiva.

O volume rondoniense na produção de algodão representa, hoje, 26,7% do total produzido na região que chega um total de 27 mil toneladas. Os dados estão inseridos no levantamento de safra de grão 2018/1019 publicados na edição eletrônica da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O algodão geneticamente modificado traz diversos benefícios, pois torna-se mais resistente à pragas e doenças em relação ao método tradicional, facilitando a aplicação de menos defensivos agrícolas, obtendo, assim, um produto de melhor qualidade.

Em Vilhena, cidade localizada no Sul de Rondônia, em dois anos, a exportação de algodão saltou para R$ 172 milhões, contribuindo ainda mais para o crescimento econômico por meio da geração de emprego e renda. As duas indústrias instaladas, que atuam diretamente na cultura do algodão em Vilhena, garantem mais de 200 empregos diretos e indiretos.

As fazendas produtoras são a Independência e Jaqueline Massutt, que tem essa última, 100 colaboradores diretos e indiretos com produção de 2.500 quilos e um total de 120 fardos de algodão por hora.

Na fazenda algodoeira a produção é de 1952 hectares, com rendimentos de 16.400 fardos e uma média de 2.220 kg brutos por fardo. Explicou o coordenador da algodoeira Vanilson Carvalho.

A produção de algodão rondoniense tem como principal exportador o mercado asiático. É Rondônia  mostrando seu potencial no mercado internacional de algodão.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram