Rolim de Moura,

'Não foi pesca, foi caça', diz jovem que capturou carpa gigante de 36 kg em represa, veja
Segundo o azulejista Igor Ferreira, carpa ficou presa em barranco depois que o nível da água aumentou devido às chuvas. Foto viralizou na internet e pescadores tentam a sorte no local.

Por EPTV 2
Publicado 09/01/2020
Atualizado 09/01/2020
A A
Foto: Reprodução/EPTV

O azulejista Igor Ferreira diz ter vivido uma aventura ao capturar com as próprias mãos uma carpa de 36 quilos na represa do Parque Municipal de Taquaritinga (SP). O peixão ficou preso em um barranco, após o nível da água aumentar em decorrência das chuvas.

“Levamos até um susto na hora. Grudei em cima e ele querendo escapar. Enfiei a mão na guelra dele, na boca e fui puxando. Mas, eu não aguentava o peso. Meu amigo chegou, nós grudamos e tiramos da água. Não foi pesca, foi uma caça. Foi divertido, emocionante”, afirma.

A pescaria aconteceu e horas depois, a foto de Igor e do amigo carregando a carpa amarrada a um tronco de madeira viralizou na internet. O azulejista conta que sempre pesca na represa, mas nunca pegou um peixe tão grande e pesado.

“Já pegaram peixe grande, mas desse tamanho nunca. Acho que nenhuma vara tira um peixe daquele tamanho, só na aventura mesmo. Tem que ser no braço, como a gente fez. Quem ouve pensa que é história de pescador, mas é verdade”, brinca.

Segundo a Polícia Militar Ambiental, apesar de janeiro ser período de Piracema, quando ocorre a reprodução dos peixes e a pesca é proibida, a captura da carpa não pode ser considerada crime porque essa espécie não é nativa. O peixão de Taquaritinga já foi para a panela.

“A gente já foi limpando, picando, tirando os filés, a mãe jogando na frigideira. Foi bom, foi bom de verdade”, comemora Igor.

Repercussão

A captura da carpa virou assunto em Taquaritinga. O bombeiro Flávio Aparecido Batista, que tem o hábito de pescar na represa da cidade, conta que viu o peixe de perto. Ele diz que antes desse, só tinha visto um pintado que pesava 22 quilos.

“É fato verídico, verdadeiro, o peixe está no freezer, na casa de um amigo. Acho até que já cortaram, mas a prova está lá”, afirma. “A gente pesca nesse lugar com frequência, mas um peixe desse tamanho nunca pesquei, deu inveja”, completa.

O estudante Felipe Flores, de 9 anos, também diz que viu o peixão de perto e ficou impressionado. “Era maior que eu. Tinha uns 33 quilos. Grande, né?! Nunca tinha visto um desses. Deve dar uma bela carne, hein?!”, afirma.

O pedreiro Marcelo Gomes conta chegou a duvidar da história, mas, quando chegou à represa para pescar tilápias na manhã deste sábado, alguns amigos lhe mostraram as fotos e ele ficou espantado com o tamanho da carpa.

“Toda vez que chover e encher a represa, vou descer. Quem sabe? Na vara não tem como pegar um peixe desses. Quem sabe na próxima vez, se estiver lá embaixo, encalha outro peixe e eu pego? Abraço com tudo e levo embora”, diz.

A carpa de 36 kg capturada às margens da represa de Taquaritinga, SP — Foto: Reprodução/EPTV

A carpa de 36 kg capturada às margens da represa de Taquaritinga, SP — Foto: Reprodução/EPTV

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1 SP