Rolim de Moura,

Período de férias requer atenção e cautela no trânsito, alerta BPTran

Publicado 11/01/2020
Atualizado 11/01/2020
A A
Fotos: Daiane Mendonça e Frank Nery

Após as festas de fim de ano, muita gente aproveita para sair de férias, viajar, visitar familiares e pegar a estrada. “Nesse período é até comum diminuir o fluxo de veículos nas cidades, mas mesmo assim é preciso redobrar a atenção e ter ainda mais cautela”, ressalta o comandante geral do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), major Luís Carlos Garibaldi.

“O mês de janeiro é sempre mais calmo, mas em contra partida os acidentes são ainda mais graves. Muita gente viaja nesta época, e por verem a pouca movimentação de veículos, acabam cometendo infrações, o que resulta em desfechos lamentáveis”, alertou o major.

Em 2019 a Bptran realizou 193 operações da Lei Seca, com mais de mil pessoas presas.

Em 2019, cerca de 193 operações da Lei Seca foram realizadas na capital, e 1.105 pessoas foram presas. Ele explica que os índices, embora tenham diminuído ao longo dos anos,  mostram como a combinação álcool e direção ainda estão presentes na cultura do portovelhense.

E para conter as imprudências, a BPTran tem feito trabalhos educativos, em parceria com outros órgãos, a fim de orientar passageiros e condutores sobre os cuidados com passeios e viagens, principalmente se for pegar a estrada.

EVITANDO ACIDENTES: PREVENÇÃO

Segundo o major, não há segredos ou fórmula mágica para evitar os acidentes, a prevenção é o único caminho. “Nós orientamos àqueles que pretendem viajar, que façam uma revisão do veículo, verificando a funcionalidade, principalmente os freios para garantir maior segurança.

É importante, também, não esquecer-se da documentação do motorista e do veículo, bem como o uso do cinto de segurança. No caso das crianças menores, é imprescindível o uso da cadeirinha de bebê. O clima também deve ser levado em consideração.

PLANEJAMENTO

Antes de iniciar a viagem é bom observar com antecedência o trajeto, verificar se houve mudanças, obras inacabadas e até possíveis obstáculos na via, conhecer nunca é demais. Verificar a quantidade de combustível necessária, e, em casos de longos trajetos, verificar locais para acomodação. 

PEGANDO A ESTRADA

As regras, segundo o comandante, continuam as mesmas, embora o fluxo de carros e motos tenha diminuído. “É sempre importante respeitar a velocidade permitida da via, não fazer ultrapassagens ou manobras perigosas, estar atento à sinalização do trânsito, curvas da pista e manter os faróis acesos tanto de dia quanto de noite, item obrigatório como determina a lei. Seguindo essas orientações é possível viajar com segurança”, avaliou o comandante.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram