Rolim de Moura,

+Leite: Embrapa e Ifro lançam aplicativo para diagnóstico produtivo do rebanho leiteiro
Aplicativo é gratuito e permite que usuário tenha maior controle no desempenho do rebanho leiteiro. Tecnologia visa melhorar a eficiência zootécnica e aumentar a renda na propriedade leiteira

Por G1 RO
Publicado 18/02/2020
Atualizado 18/02/2020
A A
Foto: Reprodução/Rafael Rocha

Buscando elaborar melhorias para a pecuária, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Instituto Federal de Rondônia (Ifro) lançaram nesta terça-feira (18) um aplicativo que ajuda o produtor rural no controle do desempenho leiteiro do rebanho.

Chamado de ‘+Leite’, o aplicativo gratuito está disponível para Android e é acessível para a maioria dos sistemas de produção de leite no Brasil, onde busca atender às necessidades dos produtores que não costumam realizar um controle mais apropriado do rebanho.

O professor e pesquisador do Ifro, Kaio Alexandre, é responsável pelo desenvolvimento do aplicativo. Ele contou ao G1 que a ideia principal era desenvolver algo aos produtores rurais e extensionistas da Embrapa que proporcionasse maior controle zootécnico e também apresentasse soluções para gerar mais rentabilidade no setor leiteiro.

“Antes, pela planilha manual, os produtores e extensionistas só sabiam se a produção leiteira estava ótima, boa, regular, ruim ou péssima. Com o aplicativo a gente consegue apresentar soluções para o fazendeiro melhorar a produtividade do rebanho”, contou o pesquisador.

Segundo Luiz Pfeifer, pesquisador da Embrapa, agora o fazendeiro obtém dados no celular que podem ajudá-lo na tomada de decisão em relação ao manejo nutricional e reprodutivo do rebanho. Já o técnico poderá ter um mapa das propriedades atendidas, além de poder acompanhar a evolução produtiva.

Como funciona o aplicativo?

Após baixar o +Leite no celular, o usuário primeiro informar a data do parto ou se a vaca está sem lactação, indicando a distribuição dos partos do rebanho. Essa informação está diretamente relacionada com a eficiência reprodutiva.

Logo depois é preciso inserir o escore de condição corporal (ECC), que está relacionado com a condição nutricional do rebanho. O próprio aplicativo mostra exemplos da condição corporal de algumas vacas para que o produtor possa se basear.

Com isso, o software calcula o índice de escore de condição corporal (IECC) de acordo com a fase de lactação e o índice de eficiência reprodutiva (IER), que indica a proporção de animais em cada fase de produção.

A tecnologia também informa o índice de eficiência zootécnica (IEZ) do rebanho. Os índices de ECC, de ER e EZ de cada rebanho avaliado são classificados em uma escala percentual de eficiência que vai de zero a um, em que zero é péssimo e um é excelente.

Além disso, a ferramenta fornece recomendações sobre quais animais devem ganhar ou perder peso e se as fêmeas devem estar prenhas ou secas. O aplicativo ainda armazena relatórios para que seja possível comparar a evolução zootécnica da propriedade e também comparar a eficiência entre rebanhos.

Os pesquisadores destacaram a facilidade de uso e a melhoria do desempenho zootécnico do rebanho.

“As informações sobre o nível de produtividade, extraídas nos relatórios, permitem ao produtor ter acesso às informações que passam despercebidas e são fundamentais para atingir a máxima eficiência da propriedade”, afirma Pfeifer.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Foto: Reprodução/Rafael Rocha

Fonte: G1 RO