Rolim de Moura,

Colheita de soja atrasa no Vale do Jamari, em RO, devido às chuvas na região

Por G1 RO
Publicado 24/02/2020
Atualizado 25/02/2020
A A
Soja colhida será transportada para o porto do Rio Madeira na capital — Foto: Reprodução/Rede Amazôn

Com o tempo firme, as colheitadeiras trabalham a todo vapor na fazenda Santa Maria em Rio Crespo (RO), no Vale do Jamari. Em comparação com outras regiões do estado, o plantio da soja na região foi tardio, em outubro de 2019, devido a escassez de chuva na época.

Este ano, o grão ocupa mais de mil hectares da propriedade e a previsão é de que sejam colhidas mais de 60 mil sacas. No entanto, para não ter prejuízo, é preciso aproveitar o bom tempo, pois o excesso de chuva preocupa os produtores, e a safra, que geralmente termina em fevereiro, está prevista para encerrar somente no final de março.

“Estamos hoje com, estima-se, 40% a 50% colhido e provavelmente até o fim do próximo mês já devemos estar com a safra 2019/2020 colhida”, explica o engenheiro agrônomo Ricardo Branco.

O gerente da fazenda, Rodrigo Ceribola, diz que a expectativa é para que o tempo se mantenha bom para que tenha prejuízos com a safra. “Se o tempo maneirar um pouco acho que não dá perca, mas se continuar chovendo como estava nos últimos dias, já começa a preocupar”, diz.

Essa preocupação com o tempo é porque depois de dessecado, o grão precisa ser colhido em cerca de oito dias. Se demorar muito, perde a qualidade na hora da classificação e o produtor corre o risco de perder toda a safra.

Na fazenda Santa Maria, duas colheitadeiras carregam os caminhões que vão para os secadores ,e em seguida, para o porto do Rio Madeira em Porto Velho, distante cerca de 200 quilômetros. A proximidade com o porto é uma das vantagens dos produtores da região que chegar a ganhar até R$ 6 a mais do que com os grãos colhidos no sul do estado.

Depois que a soja for colhida, uma nova safra deve ser plantada, mas menor, com apenas 300 hectares. Em seguida o solo vai receber o milho da safrinha. “Colho a soja, planto a soja safrinha e agora nos primeiros dias acaba a soja e entro plantando milho safrinha de segunda safra”, conta Rodrigo Ceribola.

A Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) estima que em Rondônia o plantio da safra 2019/2020 passou de 400 mil hectares e a produção estadual deve atingir cerca de 1,2 milhão de toneladas.

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1 RO