Rolim de Moura,

Bezerro: ‘Este é o ano da reposição; mercado deve continuar em alta’
Analista do Cepea Thiago Bernardino alerta, no entanto, que pecuária pode sofrer com desaceleração do comércio mundial, gerada pelo coronavírus, e por baixa recuperação da economia brasileira

Publicado 12/03/2020
A A
Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo

O preço médio do bezerro em São Paulo atingiu o maior patamar da série histórica, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Quando comparado ao ano anterior, o preço do animal obteve uma alta de 43,3%, sendo negociado atualmente a R$ 1.900 por cabeça. 

Conforme Thiago Bernardino de Carvalho, pesquisador da entidade, a alta do bezerro foi influenciada por uma maior demanda pelo animal e oferta limitada, ocasionada pelo abate de fêmeas no final de agosto de 2019.

“Para o mercado de bezerro, devido a baixa oferta registrada em 2019, este é sim um ano de preços firmes. Esse ano é o ano da reposição, a expectativa é que o mercado em 2020 e 2021 tenha bons preços”, comenta. 

No entanto, o pesquisador alerta para condições que podem frear essa alta. “A pecuária ainda pode sofrer algumas oscilações por fatores externos desse mercado, como o coronavírus, ou uma desaceleração do comércio mundial, assim como uma não recuperação da economia brasileira”, completa ele.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Canal Rural