Rolim de Moura,

Dólar alto acelera venda antecipada da safra de soja 2020/2021 no Brasil
Relação de troca com insumos, por outro lado, apresenta piora.

Publicado 21/03/2020
A A
Foto: Eduardo Monteiro/Divulgação

A expressiva alta do dólar nas últimas semanas tem acelerado as vendas antecipadas da safra 2020/2021 de soja no Brasil, com a desvalorização cambial compensando as perdas em bolsa.

Com a oleaginosa cotada abaixo dos US$ 9 o bushel em Chicago, a saca negociada em Paranaguá (PR) supera R$ 95, com alta acumulada de 6,65% na parcial de março, até o dia 19, segundo o indicador Esalq/BM&FBovespa, calculado pelo Cepea.

“Não há dúvida de que a puxada do câmbio incentivou uma comercialização mais forte das vendas em reais”, observa Pedro Djeneka, sócio da MD Commodities.

Segundo ele, pelo menos 20% do esperado para a próxima temporada no país já foi comercializado, chegando a mais de 33% em algumas regiões. “Não há dúvida de que as fixações em reais para 2021 aumentaram muito."

Disparada no MT
Djeneka lembra que, em todo o país, algumas regiões têm maiores percentuais dos seus custos em dólar do que em outras, como o Centro-Oeste. “Em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e até Rondônia, temos um percentual de custo em dólares bem maior do que no Sul”, explica o analista.

E é justamente no Mato Grosso que a comercialização da soja que será colhida em 2021 está mais adiantada. Segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), 20,27% da safra estava comercializada até o último dia 9 de março, bem acima dos 2,45% observados em igual momento de 2019/20.

Segundo Adriano Gomes, analista da AgRural, a maior parte dos negócios fechados no último mês foram realizados com base na troca por insumos, principalmente fertilizantes, cuja relação de troca com a soja estava favorável.

Relação de troca

Se de um lado a alta do dólar ajuda no preço da soja de exportação, por outro tem feito com que relação troca favorável por insumos perca força - em grande parte devido à desvalorização da soja em dólar e a valorização dos fertilizantes no mercado internacional.

Levantamentos da FCStone, com base no Porto de Paranaguá (PR), apontam que, desde o início do ano, o preço em dólar da ureia aumentou 10% e o do MAP subiu 17%. A exceção foi o cloreto de potássio (KCl), que caiu 16%. Em reais, houve aumento de 16% da ureia, de 25% no MAP e queda de 9% no KCl.

Com isso, a relação de troca entre o MAP e a soja ficou 27% mais cara desde o início do ano. Na mesma base, a relação entre MAP e milho aumentou 23% e, no Rio Grande do Sul, a relação do nutriente com o trigo subiu 21%. 

Já a relação entre milho e ureia ficou 14% mais cara para o produtor, com base no Porto de Paranaguá. No Rio Grande do Sul, a relação entre o mesmo nutriente e o trigo ficou 13% mais cara.

Acomodação

Já no final do segundo trimestre, entre maio e junho, a expectativa é de alguma acomodação no mercado, já que esses países que demandam mais agora devem reduzir sua participação. Com isso, pode haver uma situação um pouco mais confortável para o produtor brasileiro, avalia Gabriela Fontanari.

“Tem espaço para o produtor brasileiro porque a antecipação é menor do que 30% para a safra 2020/2021. Agora, o mercado está permeado de incerteza. Uma maior clareza só deve voltar a partir de abril”, estima a analista do mercado de fertilizantes da INTL FCStone.

Já Gomes, da AgRural, lembra que os fertilizantes são apenas uma parte dos insumos a serem fixados para próxima temporada.

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram