Rolim de Moura,
23°C

Agronegócio
Poucos estados apresentam atraso na colheita da soja do país
Clima colabora e trabalhos avançam rapidamente. Teve estado que conseguiu a proeza de colher 34 pontos percentuais em uma semana, passando de 41% para 75% da área colhida!

Publicado 23/03/2020
Atualizado 23/03/2020
A A
Foto: Reprodução/Fendt

A colheita de soja atinge 68,4% da área estimada, conforme o levantamento semanal da consultoria Safras & Mercado, com dados recolhidos até 20 de março. Com a aceleração dos trabalhos, o ritmo agora é igual ao do ano passado, quando a indicação era de colheita de 68,1%, mas adiantados na comparação com a média dos últimos cinco anos, de 64,9%.

Vale ressaltar que na semana anterior a colheita estava em 58,9%, quase 10 pontos percentuais a menos que hoje. Esse avanço rápido nos trabalhos também foi notado em vários estados.

Quem mais avançou

São Paulo foi o que registrou a maior aceleração, avançando 34 pontos percentuais em uma semana. Ou seja, saiu de 41% no dia 13 de março, para 75% esta semana. Ainda assim, é um dos estados com trabalhos atrasados se comparado à média (80%) e ao ano passado (80%).

Coincidência ou não, outro importante estado do Sudeste brasileiros aparece na segunda posição com o avanço mais rápido dos trabalhos: Minas Gerais. Por lá, a colheita que estava em 53% na semana do dia 13, agora está em 79%, ou seja, 26 pontos percentuais em uma semana. Com isso, o ritmo de trabalho dos mineiros agora se encontra à frente da média histórica (59%) e do colhido no ano passado (72%).

Quem fecha a lista dos maiores avanços em uma semana é Goiás, também com índice acima de 20 pontos percentuais. Na semana passada o estado havia recolhido 63% das áreas e nesta semana saltou para 84%.

Quem menos avançou

Talvez por já ter colhido quase tudo, Mato Grosso computou o menor avanço entre os estados, passando de 97% do dia 13 de março, para 99% esta semana. Já a Bahia teve retardo na colheita por conta das chuvas que afetam a região. Por lá a colheita avançou apenas 3 pontos percentuais em uma semana, chegando agora aos 21% da área colhida.

Quem ainda está atrasado na colheita
Entre os 9 estados acompanhados pela consultoria Safras, apenas três estão atrasados se comparados ao mesmo período do ano passado, ou da média histórica: São Paulo, Mato Grosso do Sul e Bahia. 

Foto: Canal Rural

Fonte: Canal Rural

Soja Atinge   Colheita   MERCADO   Levantamento Semanal   MATO GROSSO   Consultoria Safras   Levantamento Semanal  

Mais em Agronegócio

Fique ligado!

Quer receber nossas notificações?