Rolim de Moura,

Poucos estados apresentam atraso na colheita da soja do país
Clima colabora e trabalhos avançam rapidamente. Teve estado que conseguiu a proeza de colher 34 pontos percentuais em uma semana, passando de 41% para 75% da área colhida!

Publicado 23/03/2020
Atualizado 23/03/2020
A A
Foto: Reprodução/Fendt

A colheita de soja atinge 68,4% da área estimada, conforme o levantamento semanal da consultoria Safras & Mercado, com dados recolhidos até 20 de março. Com a aceleração dos trabalhos, o ritmo agora é igual ao do ano passado, quando a indicação era de colheita de 68,1%, mas adiantados na comparação com a média dos últimos cinco anos, de 64,9%.

Vale ressaltar que na semana anterior a colheita estava em 58,9%, quase 10 pontos percentuais a menos que hoje. Esse avanço rápido nos trabalhos também foi notado em vários estados.

Quem mais avançou

São Paulo foi o que registrou a maior aceleração, avançando 34 pontos percentuais em uma semana. Ou seja, saiu de 41% no dia 13 de março, para 75% esta semana. Ainda assim, é um dos estados com trabalhos atrasados se comparado à média (80%) e ao ano passado (80%).

Coincidência ou não, outro importante estado do Sudeste brasileiros aparece na segunda posição com o avanço mais rápido dos trabalhos: Minas Gerais. Por lá, a colheita que estava em 53% na semana do dia 13, agora está em 79%, ou seja, 26 pontos percentuais em uma semana. Com isso, o ritmo de trabalho dos mineiros agora se encontra à frente da média histórica (59%) e do colhido no ano passado (72%).

Quem fecha a lista dos maiores avanços em uma semana é Goiás, também com índice acima de 20 pontos percentuais. Na semana passada o estado havia recolhido 63% das áreas e nesta semana saltou para 84%.

Quem menos avançou

Talvez por já ter colhido quase tudo, Mato Grosso computou o menor avanço entre os estados, passando de 97% do dia 13 de março, para 99% esta semana. Já a Bahia teve retardo na colheita por conta das chuvas que afetam a região. Por lá a colheita avançou apenas 3 pontos percentuais em uma semana, chegando agora aos 21% da área colhida.

Quem ainda está atrasado na colheita
Entre os 9 estados acompanhados pela consultoria Safras, apenas três estão atrasados se comparados ao mesmo período do ano passado, ou da média histórica: São Paulo, Mato Grosso do Sul e Bahia. 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Foto: Canal Rural

Fonte: Canal Rural