Rolim de Moura,

Qualidade da cama é termômetro do bom manejo no aviário
Produtor deve estar sempre atento à umidade dentro dos galpões. “Ambiência” é a palavra de ordem para o bom desempenho do lote

Publicado 03/04/2020
A A
Foto: Agência Brasil

Para o bom funcionamento de um aviário, é preciso proporcionar condições ambientais adequadas às aves. O piso deve sempre ser recoberto pela cama, um material que, além de ajudar a manter a sensação térmica ideal, oferece conforto para os pés e serve como esponja para dejetos. De acordo com Lucas Alves de Souza, gerente de Agropecuária, a qualidade da cama funciona como um indicador das boas técnicas de manejo.

“A qualidade da cama é um termômetro para a gente saber se o lote vem se desenvolvendo bem. É um termômetro para avaliar qualidade da carcaça, da pata e o desempenho zootécnico do lote, como peso intermediário, consumo de ração e água. Cem por cento do lote hoje depende da qualidade de cama”, explica o gerente.  

Cama é sinônimo de qualidade de vida, que significa bem-estar animal. Não existe lote bom com cama ruim. Mateus Siqueira, de Guareí (SP), possui dois aviários com um total de 47 mil aves. Na propriedade dele, manter a qualidade da cama é uma prioridade. “Eu sempre falo que a qualidade do lote depende da ambiência, e metade da ambiência se resume à qualidade de cama. Um lote com boa cama tem bom desempenho, já uma cama de má qualidade nunca vai desempenhar o lote bem. Pode ser a genética que for, se não tiver o conforto ideal, o lote não vai alcançar seu máximo potencial”, diz. 

As aves de Matheus estão bem saudáveis e à vontade. Para obter o melhor desempenho de cada lote durante o período de criação, que leva mais ou menos 40 dias, “ambiência” é a palavra de ordem. A qualidade da cama está relacionada à sensação térmica.

“Na fase inicial a gente preza pelo calor e pela troca de ar, o que chamamos de fogo e vento, pois o ar tem que estar circulando. Nas fases intermediárias, trabalhamos com bastante transição de ar. Já na fase final, velocidade de vento, umidade e controle de temperatura”, explica o gerente Lucas.

A ambiência influencia totalmente a qualidade do ar. O ideal é não ter umidade alta dentro do aviário e estar atento, já que as próprias aves produzem umidade. “Tem que encontrar a temperatura ideal, além de manter a ventilação e a troca de ar”, completa. 

O produtor precisa estar atento principalmente nas épocas mais chuvosa do ano. A umidade pode causar o abafamento das aves. “Se o frango enfrentar um stress calórico, um stress térmico durante o ciclo de produção, vai aumentar muito a mortalidade do lote na reta final. As sondas de umidade, pressão e temperatura auxiliam cem por cento no manejo, pois nos ajudam a controlar as condições dentro do aviário.  Fazemos a leitura das informações no painel e adequados conforme a necessidade das aves”, explica Matheus.  

Dependendo da região da propriedade, a cama é composta por maravalha, pó de pinus, casca de amendoim ou de café junto com as fezes das aves produzidas durante o período de criação. A cama deve ser trocada a cada seis lotes, e o manejo é sempre feito no intervalo. 

“Vinte e quatro horas após a saída dos frangos, o produtor enlona a cama, e assim, enlonada, ela permanece por sete dias. Depois, se necessário, é feito o trabalho de queima das pena e homogeneização da cama para deixá-la bem seca para receber os pintinhos do próximo lote. A cama ideal hoje deve ter no mínimo de 8 a 10 centímetros de espessura”, orienta Lucas. “A cada saída de lote a gente tritura toda a cama, mas, durante a produção, o controle absoluto é de ambiência. Não há interferência na cama para não dar problema de carcaça das aves, como dermatite e dermatose, e para um frango não arranhar o outro”, completa Matheus.

Se o manejo da cama não for feito de forma adequada, o produtor pode arcar com prejuízos. As consequências são várias, podendo até haver condenação do lote no momento do abate no frigorífico. Não é o caso do Matheus. “A qualidade de cama está muito boa, ele está de parabéns pelo que vem entregando”, elogia Lucas. “Tem que cuidar no começo para no fim aproveitar o que o frango tem para oferecer, todo o potencial dele”, diz o criador. 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Canal Rural