Rolim de Moura,

A escolha dos reprodutores é decisiva para o sistema de produção
Se o produtor rural fizer uso de inseminação artificial e não monta natural, esse número salta para casa de milhares.

Publicado 25/04/2020
A A
Foto: Reprodução/Embrapa Gado de Corte

Reprodutor e matriz têm o mesmo valor genético, cada indivíduo contribui com a metade de seu genoma no processo reprodutivo. Entretanto, ao longo da vida reprodutiva, enquanto a vaca pode deixar entre seis e oito bezerros, uma média de um por ano, o touro pode ser pai de dezenas. Se o produtor rural fizer uso de inseminação artificial e não monta natural, esse número salta para casa de milhares. 

Outro ponto a considerar como estratégia reprodutiva é a taxa de reposição. Ela é em média 20% para matrizes e touros, mas enquanto para touros uma reserva ao redor de 2% já fornece um número suficiente de animais, para fêmeas é preciso mais da metade das filhas. 


Sendo assim, pode-se afirmar que o touro alavanca 86% de todo o melhoramento que o pecuarista fará em seu plantel. Com tal investimento é possível progredir todo o rebanho. 

Pesquisador da Embrapa em Campo Grande (MS), Antonio Rosa, especialista em melhoramento genético animal, acumula experiência de mais de três décadas sobre o assunto e fala sobre o assunto no #EmbrapaResponde.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram