Rolim de Moura,

ONG Doutores da Amazônia doa mil máscaras e 2 mil kits de higiene para indígenas em RO
Fundação Nacional do Índio (Funai) recomenda que indígenas fiquem nas aldeias para evitar exposição a Covid-19.

Por G1 RO
Publicado 28/04/2020
A A
Foto: Doutores da Amazônia

A Organização não governamental (ONG) Doutores da Amazônia enviou, na última segunda-feira (27), mil máscaras e 2 mil kits com produtos de higiene e limpeza para indígenas de Rondônia se protegerem do novo coronavírus.

Segundo a ONG, as mil máscaras serão enviadas ao Distrito Sanitário Especial Indígena de Porto Velho (DSEI) e para a Associação de Defesa Etnoambiental (Kanindé) que farão a distribuição em algumas aldeias do estado. Entre os kits de higiene constam sabonetes, escovas e pastas de dentes.

A Fundação Nacional do Índio (Funai) recomenda que indígenas fiquem nas aldeias para evitar exposição a Covid-19. Com o isolamento as doações são importantes para evitar o desabastecimento das aldeias durante a pandemia, já que muitos indígenas compram alimentos e outros produtos básicos nas cidades fora da comunidade.

Povos indígenas são considerados como mais suscetíveis à doença, pois não tiveram o mesmo contato com vírus que não-indígenas.

Com um vírus mais agressivo, que é o caso do Sars-Cov-2, o resultado pode ter uma letalidade alta. O que pode ser agravado pela dificuldade de acesso a itens que ajudam na prevenção da nova doença, como sabonete, máscara e álcool gel.

Próximas ações

A ONG Doutores da Amazônia se programa para enviar cerca de 10 mil máscaras de tecido, 500 frascos de álcool em gel e duas cadeiras odontológicas para aldeias do estado. Adiante, a meta é ajudar aldeias localizadas no Amazonas e Mato Grosso.

Para a confecção das máscaras, a ONG firmou parceria com a Casa do Adolescente de Heliópolis, em São Paulo (SP), pelo projeto “Máscaras Solidárias – A Saúde Une Todos”, que visa estimular emprego e renda.

A ONG é conhecida em Rondônia como Doutores Sem Fronteira, e mudou recentemente o nome para Doutores da Amazônia.

Os voluntários já ajudaram mais de 40 etnias indígenas e comunidades do Amazonas, Rondônia e Mato Grosso, totalizando mais de 9 mil atendimentos, com mais de 20 mil procedimentos.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1 RO