Rolim de Moura,

Campanha contra a gripe: Terceira fase inicia na próxima segunda-feira

Publicado 08/05/2020
A A
FOTO: ASSESSORIA

A partir de segunda-feira (11), a Secretaria Municipal de Saúde de Ji-Paraná iniciará a terceira fase da Campanha de Vacinação Contra a Gripe. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município oferecerão as doses entre os horários de 7:30 e 13:00 horas. As UBS dos distritos de Nova Londrina e Nova Colina também disponibilizarão a vacina. A expectativa é atender em torno de 16 mil pessoas nesta terceira fase.

O grupo prioritário estabelecido pelo Governo Federal foi dividido em duas etapas. A primeira será entre os dias 11 a 15 de maio. Serão imunizados portadores de deficiência, gestantes, crianças de seis meses a cinco anos de idade e puérperas, que são mulheres com até 45 dias após o parto. As mulheres grávidas devem levar o cartão da gestante e as que tiveram filho recentemente devem apresentar a certidão de nascimento do recém-nascido.

A segunda etapa será dos dias 18 a 22 de maio. Serão imunizados os adultos de 55 a 59 anos e professores da rede pública e privada, que devem apresentar documentação que comprove a atuação na área.

O diretor da Divisão de Imunização, Jhones Mezacasa Pinheiro, explica que o objetivo da vacinação é proteger a população contra a influenza e minimizar o impacto sobre os serviços de saúde, auxiliando na exclusão de diagnósticos em virtude do coronavírus.

“É importante ressaltar que os sintomas da influenza são semelhantes aos da Covid-19 e essa antecipação da vacina visa reduzir a carga de circulação da influenza na população, bem como suas complicações e óbitos”, ressaltou.

Outra informação importante é que as vacinas de rotina serão suspensas neste período de 11 a 22 de maio para evitar aglomeração nas UBS. As vacinas de BCG e Hepatite B para os recém-nascidos e a antirrábica serão oferecidas somente na Unidade L1 Maringá neste período.

“A decisão de suspender as vacinas de rotina é para diminuir o fluxo e a possibilidade de transmissão do coronavírus. Pedimos que as pessoas usem máscara e mantenham distância social de dois metros. As unidades com maior fluxo irão receber o apoio dos enfermeiros e técnicos. Sendo assim o atendimento será mais rápido e eficaz”, acrescentou.

As pessoas que fazem parte do público alvo que moram na área rural serão imunizadas contra a gripe a partir do dia 26 de maio. Os vacinadores também farão a atualização da carteira de vacina das pessoas.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Assessoria de Imprensa