Rolim de Moura,

Etapa japonesa é cancelada e país não receberá MotoGP
Pela primeira vez desde 1986 o país não terá a etapa

Publicado 01/06/2020
A A
Foto: Thomas Peter

Os organizadores da etapa do Japão da MotoGP anunciaram que a corrida, prevista para 18 de outubro, no circuito de Motegi, foi cancelada devido à pandemia do coronavírus. Com isso, essa será a primeira vez desde 1986 que o país asiático não receberá uma prova da principal categoria de motovelocidade do mundo.

O Japão é o lar de três das fabricantes da MotoGP - Honda, Yamaha e Suzuki. "A situação no Japão e na Europa estão imprevisíveis e a extensão da proibição internacional de viagens é esperada. Como resultado de nossas discussões com a Dorna, o órgão administrador da categoria, concordamos que não temos outra opção a não ser cancelar a etapa do Japão", afirmou Karou Tanaka, presidente da Mobilityland Corporation, empresa gestora do circuito de Motegi.

A MotoGP trabalha sob a perspectiva de iniciar a temporada 2020 em julho, na Espanha, em Jerez, só deixando o continente europeu em novembro. "A família MotoGP está trabalhando duro para poder reiniciar a temporada de corridas e realizar o maior número possível de eventos, e da maneira mais segura possível. Por esse motivo, a FIM e a Dorna, em consulta com a IRTA e MSMA, decidiram que, até meados de novembro, a MotoGP permanecerá na Europa para realizar o maior número possível de eventos. Portanto, os eventos no exterior, se possível, devem ser agendados para meados de novembro - o que seria muito tarde no ano para a realização da etapa do Japão", disse Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna Sports, organizadora do campeonato.

Por causa da pandemia do coronavírus, Alemanha, Holanda, Finlândia, Grã-Bretanha e Austrália também cancelaram suas etapas de 2020 - o Catar só teve provas da Moto2 e da Moto3. As corridas da França, Itália e Catalunha foram adiadas, assim como a da Espanha.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram