Rolim de Moura,

ASSISTA A COLETIVA: 100% das vagas de UTI estão ocupadas e Porto Velho pode entrar em 'lockdown', diz secretário de saúde
O total de mortes decorrentes da doença chegou a 111 em Porto Velho, segundo o último boletim da Sesau.

Publicado 02/06/2020
Atualizado 02/06/2020
A A
Fotos: Assessoria

Nesta manhã de terça-feira, dia 02, em coletiva de imprensa, o secretário de saúde, Fernando Máximo, relatou que Porto Velho (RO),  já tem 3.678 casos confirmados do novo coronavírus.

 O total de mortes decorrentes da doença chegou a 111 em Porto Velho, segundo o último boletim da Sesau e que 100% dos leitos públicos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão ocupados.

Uma situação caótica, pois os pacientes com a Covid-19 que precisarem de internação nos próximos dias,  ainda há vagas, mas apenas para leitos clínicos. No Centro de Medicina Tropical (Cemetron), 56,7% dos leitos clínicos estão ocupados; no Samar a taxa de ocupação está em 68% e, no Hospital Santa Marcelina, em 90%.

Fernando ainda ressalta que no caso de  internação na UTI, a estratégia de emergência é ativar uma UTI que já foi preparada no Hospital João Paulo II, para receber mais 10 pacientes com a Covid-19.

Porém sobre a possibilidade de entrar em 'lockdown', essa é uma decisão que não parte mim e sim do Governador Marcos Rocha, que vai conversar com os empresários, cientistas e entender essa possibilidade, enfatiza  Fernando Máximo.

O que é Lockdown?

Lockdown é a versão mais rígida do distanciamento social e quando a recomendação se torna obrigatória. É uma imposição do Estado que significa bloqueio total.No cenário pandêmico, essa medida é a mais rigorosa a ser tomada e serve para desacelerar a propagação do novo Coronavírus, quando as medidas de isolamento social e de quarentena não são suficientes e os casos aumentam diariamente.

Como funciona o lockdown?

Consiste em restringir a circulação da população em lugares públicos, permitindo apenas, e de forma limitada, para questões essenciais, como ir à farmácias, supermercados ou hospitais. O descumprimento dessa regra pode acarretar multas e em toque de recolher, dependendo do governo local.

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fotos: Assessoria