Rolim de Moura,
34°C

Geral
Como incentivar as crianças a contarem histórias em sala de aula

Publicado 08/06/2020
Atualizado 08/06/2020
A A
Foto: Divulgação/Redes Sociais

A Porto-velhense Daniele Oliveira, da Fada Inad, dá dicas de como incentivar as crianças a contar histórias e, assim, soltar a imaginação. "Que as crianças amam ouvir histórias ninguém tem dúvidas. Mas, você já reparou que elas também gostam de contar?", indaga ela.

Para a arte-educadora, muitas vezes o que faltam são oportunidades ou estímulos. "Por essas e outras que recomendamos a inserção da contação de histórias em seus planos de aula, visto que os benefícios de atividades que trabalham a criatividade e a oralidade são inúmeros", declara.

Ela explica que esse tipo de exercício ajuda o aluno a desenvolver a rapidez de raciocínio e auxilia na melhora da comunicação. Ela apresenta aqui três ideias de atividades para realizar com as crianças  e ainda se divertir com as histórias da turminha.

Também é possível, segundo ela, relacionar essas atividades com um dos campos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular): “Campo de experiências: Escuta, fala, pensamento e imaginação”.

Atividade 1: Ilustrar Histórias Pessoais

Distribua folhas de sulfite para os alunos. Em seguida, peça para eles lembrarem de alguma coisa engraçada que vivenciaram. Depois, explique que eles precisarão desenhar essa cena no papel. Reforce que os desenhos não precisam ser perfeitos, o importante é tentar! Quando finalizarem os desenhos, convide voluntários a contar as histórias que foram desenhadas. Este exercício rende boas risadas e promove a socialização e a comunicação entre os alunos.

Atividade 2: História Coletiva

Todos os alunos se sentam em círculo. Você explica que quem estiver segurando a bola precisará dar uma continuidade para a história. Então, determine qual aluno vai começar e qual vai terminar. Ao seu sinal, o primeiro conta um trecho da história, passa a bola para o colega ao lado, que continuará, assim por diante, até chegar ao final. Você pode sugestionar temas, para direcionar o aprendizado.

Atividade 3: Contar Histórias com Livros

Explique aos alunos, que toda segunda-feira, você fará um sorteio para definir quem contará a história da semana. O aluno selecionado, poderá escolher um livro e levá-lo para casa. Na sexta-feira, ele contará para os demais colegas a história do livro. Além de incentivar o aluno na leitura, este também exercitará o seu senso de responsabilidade, pois precisará cuidar bem do livro e se preparar para a contação de história.

Fique atento a faixa etária de seus alunos

Todas essas atividades devem se adequar a etapa de desenvolvimento de sua turma. Com adaptações, elas se encaixam tanto em turmas de educação infantil, quanto em turmas do fundamental 1. O que vai mudar é o ritmo no qual eles executarão as propostas.

É primordial que você reforce aos alunos a importância de respeitar quem estiver com a vez da fala. Assim como, não é gentil fazer piadinhas com as histórias criadas pelos colegas. Criar um ambiente de amizade e colaboração é essencial para que os alunos consigam ter proveito dos benefícios proporcionados pelas atividades.

Atenção!

Mesmo que nem tudo saia conforme o planejado, o importante é experimentar e colocar em prática. Observe o que deu certo ou não, para fazer ajustes necessários. Mas não desista de proporcionar aos seus alunos momentos onde eles possam se sentir protagonistas. E para isso, a contação de história realizada por eles é uma excelente opção. Permita que seus alunos contem histórias e surpreenda-se com os resultados. Até mais!

 

Fonte: Contamento de História

imaginação   Daniele Oliveira   Fada Inad   histórias   Alunos   Icentivo  

Mais em Geral

Fique ligado!

Quer receber nossas notificações?