Rolim de Moura,

SAFRA: Conab estima aumento de 88,5% da produção de algodão em Rondônia
A cultura, que foi implantada recentemente no estado, na safra 2018/2019, tem recebido adesão de vários agricultores e novas áreas vêm sendo plantadas

Publicado 10/06/2020
Atualizado 10/06/2020
A A
Foto: Antonio Alencar/Canal Rural

Um aumento de 88,5% na área plantada de algodão no estado de Rondônia é o que aponta o 9º Levantamento da Safra de Grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado na última terça-feira (9). A cultura, que foi implantada recentemente no estado, na safra 2018/2019, tem recebido adesão de vários agricultores e novas áreas vêm sendo plantadas.
 
Enquanto na safra passada foram cultivados 5.800 hectares, para esta safra está previsto o plantio de uma área 9.800 hectares, com produtividade estimada em 3.750 kg/ha. A produção deve atingir 36,8 mil toneladas de algodão em caroço, o que também é superior em 88,5% na comparação com o quantitativo colhido na última temporada. O cultivo concentra-se nos municípios de Cabixi, Pimenteiras do Oeste e Vilhena, este último com a maior área cultivada, em torno de 6.500 hectares.
 
A semeadura do algodão encontra-se finalizada em todo o estado. O plantio ocorreu em lavouras onde foi colhida soja 1ª safra e cerca de 98% da área foi semeada no mês de janeiro e 2% em fevereiro. No campo, o estágio de desenvolvimento é de 10% com botões florais, 38% em formação da maçã, 46% em abertura da maçã (capulho) e 6% em maturação. 

A colheita está prevista para iniciar no fim deste mês e finalizar entre o fim de julho e o início de agosto. A operação é feita totalmente de forma mecanizada, após aplicação de dessecantes e desfolhantes.
 
Segundo a Conab, Rondônia possui duas algodoeiras em Vilhena e uma esmagadora em fase de implantação também naquele município. Cerca de 68% da produção da safra 2019/2020 já foi comercializada de forma antecipada, sendo que a pluma será vendida para o mercado externo e o caroço aproveitado na formulação de rações destinadas ao uso no confinamento de bovinos no próprio estado.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Assessoria